Casamento

Escrito por Elton Melo

Como posso realizar a minha cerimônia de casamento se não sou membro de nenhuma igreja? Quem pode celebrar casamento fora da igreja? Estas são algumas perguntas que os noivos fazem quando não são membros de alguma igreja, mas entendem que precisam de uma bênção para este momente especial das suas vidas. A celebração do casamento religioso nas religiões católica apostólica romana, batista e judaica só pode ser realizada dentro das igrejas pelos seus respectivos representantes, não é permitida a celebração em outros locais escolhidos pelos noivos. Mas as igrejas presbiteriana, católica apostólica ortodoxa, anglicana, unificação e batista independente permitem o casamento religioso em locais abertos.

Para a realização do casamento religioso, os noivos só precisam preparar os documentos, entrar em contato com o representante de sua escolha e definir o local que sempre sonhou em se casar, seja uma ilha, um barco ou uma montanha. Basta usar a criatividade e planejar!

O sacerdote e professor Alessandro Graciano, da Comunidade São Judas Tadeu, disse que para os noivos se casarem fora da igreja, é só contatar o representante que vai fazer o casamento e preparar a documentação exigida. “Para o casamento religioso ser celebrado com efeito civil, é preciso pedir autorização ao devido cartório e cumprir os processos legais”, concluiu.

O reverendo Rogério de Assis, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, disse que as cerimônias realizadas fora da igreja ajudam a tornar o clima mais descontraído, além da praticidade e do conforto em levar o celebrante até o local da festa. “O rito celebrado dentro da igreja e fora dela é o mesmo, o que muda é a criatividade do celebrante, que pode variar do tradicionalista ao flexível”, opinou, informando que independente da cerimônia ser dentro ou fora da igreja, o procedimento é o mesmo: o casal passa por uma entrevista, onde falam sobre suas expectativas, motivo do casamento e o estilo da cerimônia. O valor cobrado varia de acordo com o local, custando em média R$1 mil.- Cada casal tem uma história de vida e é isso que deve ser celebrado nos casamentos. Eu me interesso em ser amigo dos casais, visitando o novo lar para dar a bênção e conversando sobre os últimos detalhes da cerimônia. Quando o celebrante é amigo dos noivos, tudo flui da melhor maneira possível – explicou reverendo Rogério.

Na opinião do pastor Elton Batista de Melo, da Igreja Batista Independente, o ideal é que o casal freqüente cursos para noivos, além da participação de entrevistas antes do casamento. “O ministro da igreja evangélica é livre para abençoar o casamento de pessoas que não freqüentam a igreja desde este casamento seja coerentes com a visão cristã de casamento, mas a cerimônia deve ser realizada em outro local. O oficial de paz (ou o próprio pastor realiza o casamento religioso com efeitos civis, e depois o ministro deixa a mensagem de Deus para aquele casal e seus convidados, pedindo a bênção do Senhor para esta união”, contou.

O professor Christian Lepelletier, da Igreja da Unificação, explicou que realizam casamentos de grupos de casais independente da religião e até de noivos com religiões distintas. “O casamento é um compromisso para a vida inteira e necessita de uma preparação e capacitação. O objetivo é incentivar a fidelidade entre os cônjuges. Mesmo depois do casamento, sugerimos que continuem o curso de capacitação”, informou.
Para o padre Aldo Quintão, da Catedral Anglicana de São Paulo, um casamento fora do templo não significa fora da igreja, pois, ambos têm o mesmo valor, seriedade e espiritualidade. “Os noivos casando no templo da Catedral Anglicana ou fora dele, a taxa é de R$1.200. Não temos cursos de noivos, apenas convidamos o casal para participar de pelo menos dez celebrações. Se eles vão juntos ao cinema, teatro ou até para a balada, podem ir juntos à igreja em um ato de ação de graças ao amor deles”, detalhou.

Documentos solicitados para a cerimônia religiosa fora da igreja:

- Certidão de batismo dos noivos
- Certidão de nascimento
- RG e CPF
- Prova de habilitação civil ou certidão de casamento civil
- Preenchimento da ficha fornecida pela igreja
- Para o casamento religioso com efeito civil, a igreja e o cartório entram em contato, sem necessidade de um representante do cartório no local do casamento, pois, o representante religioso assina o processo civil no lugar do juiz de paz.


fonte: pontodosnoivos.com.br - se deseja contatar o palestrante Elton Melo, como cerimonialista para seu casamento, entre em contato.