Casamento

Escrito por Elton Melo

A mulher sábia, diz o texto de Provérbios 14.1, edifica a sua casa. Muitas mulheres (e alguns homens) pensam que edificar a casa é cuidar do marido, dos filhos, de manter limpo o chão, as roupas, cuidar das crianças, etc. Pode até incluir isso, mas quando a Bíblia fala em casa, em lar, o foco é o relacionamento e não as coisas. Nestes tempos de problemas no casamento, ainda conheço casais felizes e abençoados. Neste artigo, quero falar sobre a sabedoria da mulher, com onze dicas para que o seu casamento seja excelente. O que é que faz uma mulher casada feliz tão conhecedora e bem sucedida no relacionamento duradouro com o seu esposo? Quais são as "regras de ouro" que elas usam? Há alguma verdade suprema que apenas as casadas felizes possuem?


Casamentos felizes implicam em muito trabalho duro e um bocado de suor para fazê-los funcionar por anos. Aqui estão algumas dicas para o casamento que estão sendo reveladas por algumas mulheres casadas felizes.

1. Você está casando com a família inteira

A maioria das mulheres tende a focar apenas em seus parceiros e ignoram o quadro completo. A realidade é que, quando você tem certeza de que viu e se apaixonou por um homem que é para casar, você precisa conhecer a família dele e todos os seus irmãos. Quando você se casa com um homem, você se torna parte da família dele, então precisa conhecer e respeitá-los, e vice-versa. Muitas mulheres desperdiçam o precioso tempo do namoro. Ah, a sogra faz parte do pacote.

2. Rir juntos manterá vocês juntos

Vocês têm que manter o senso de humor, fazer um ao outro rir é uma das melhores dicas para o casamento manter seus laços fortes com o passar do tempo. Não seja séria demais, é definitivamente de seu interesse compartilhar uma boa gargalhada de vez em quando com seu esposo. 

3. Respeito

Você precisa mostrar de verdade o quanto você respeita as opiniões e ideias de seu marido. Você não deve cortá-lo quando ele estiver contando uma história, não importa quão chata ela seja. Você adora falar, sabemos que a maioria das mulheres gosta, e é ótimo quando temos um bom ouvinte também. Mas e as necessidades dele? Ele pode não ser a pessoa mais aberta do universo, mas ele com certeza precisa falar de vez em quando, e com certeza precisa soltar tudo o que o está perturbando. Então, faça o possível para mostrar o respeito que ele merece e seu relacionamento será bem sucedido.

4. Não se esqueça do porquê de você amá-lo

Com o passar do tempo, às vezes tendemos a nos esquecer exatamente o que foi que nos fez nos apaixonar por uma pessoa, mas você nunca deve esquecer das características que fizeram você se apaixonar por ele. Lembre-se de sua gentileza ou sensibilidade todo dia; tire 5 minutos de vez em quando e volte no tempo e visualize seu relacionamento e o que foi que fez você se apaixonar por ele.

5. Deixe-o em paz

Nunca esqueça que as pessoas mudam, evoluem e se tornam melhores ou mesmo mais simples com o passar do tempo. Esteja atenta a isso o tempo todo e não ridicularize os novos hábitos ou hobbies dele. Deixe que ele descubra seu novo ser e siga a partir daí, você definitivamente vai mudar muito também, então você precisa deixar que a vida aconteça para que floresçam juntos. Lembre-se que o cérebro do homem pensa uma coisa de cada vez, e de vez em quando pensa em nada (famosa caixinha do nada). Nestas horas, não encuque, simplesmente dê uma hora.

6. Elogie suas conquistas profissionais

Homens amam sentir-se apreciados e elogiados por suas conquistas no trabalho. Então, se seu parceiro é um advogado, professor ou empresário, você definitivamente achará algo em seu trabalho que possa ser reconhecido com admiração.Todo homem precisa ser honrado, diante da sua família, dos amigos, de você mesma!

7. Não se esqueça dos seus olhos sexy

Um das dicas para o casamento de mulheres felizes sempre é se referir a seus maridos como verdadeiros tesouros. Elas os admiram muito não só pelas características emocionais, mas também pelas físicas. Então se você é capaz de admirar e sentir desejo por seu homem por um tempo longo, fique tranquila que seu casamento provavelmente será bem sucedido. Por outro lado, cuide um pouco mais de você. Muitas mulheres quando na faxina, ou no dia a dia dentro de casa, usam uma roupa bem simples, muitas vezes, um pouco suja, parecendo uma simples faxineira (nada contra elas), mas a minha dica é, não fique vestida assim quando seu esposo chegar em casa. Corra pro banho, troque de roupa, alegre, felz, dente escovado, com um belo sorriso no rosto; você vai ver a diferença. Dormir com roupa de trabalho, então, nem pensar. O seu marido quer dormir com uma princesa e não com a gata borralheira.

8. Interesses comuns estabelecem o casamento

Sim, é verdade; há vários casais que se descobrem devido a interesses comuns, como ter ido à mesma escola ou serem de cidades diferentes e precisarem lidar com a nova cidade que está diante de seus olhos. Então, estar próximo um do outro, ajudando e constantemente encorajando um ao outro são coisas que definitivamente deixarão boas marcas no seu relacionamento. Lembre-se: é melhor serem dois do que um.

9. Mantenha tudo claro

Mesmo que pareça melhor não falar certas coisas, ou pelo menos é o que você acha, a realidade é um pouco diferente. Você precisa dizer a seu esposo tudo o que está te chateando, mesmo que machuque. Homens apreciam muito a honestidade, e ao ser honesta e aberta eles também serão encorajados a compartilhar seus pensamentos íntimos com você também. Então é realmente uma situação onde todos ganham e o único modo que você pode realmente resolver questões em um relacionamento sério. A mesma dica vale para as contas de casa, despesas com cartão de crédito, ajuda aos parentes, etc. Minha sugestão é: não tenha gaveta separada de dinheiro e contas - quanto mais o processo for compartilhado e combinado, mais sucesso nesta relação.

10. Dê espaço a ele

Faça com que ele também te dê o espaço que precisa, fique certa de que uma vez que um homem não se sinta sufocado ou encurralado dentro de um relacionamento, ele vai gostar mais do relacionamento. Resumindo: não seja pegajosa, imatura nem insegura!

11. Não encare críticas construtivas da maneira errada

Considere as “críticas” dele como nada mais do que informações e conselhos bem intencionados. Em um casamento, você não pode ser sensível demais, haverá horas em que você e seu homem discordarão. Desde que não haja nenhum xingamento, a crítica construtiva é uma coisa boa, encoraja o crescimento.

12. Coloque em dia sua vida emocional e espiritual

Não se pode descuidar do emocional. Mais de 60% das doenças do corpo são, no fundo, de origem emocional (as psicossomáticas). O corpo doí, os ossos "rangem", as vistas enfraquecem, mas o problema, a verdadeira raiz, são os sentimentos recalcados. Entenda que somos seres espirituais, feitos de uma essência muito maior que um simples ato físico. Se a sua mente e o seu coração não estiverem em paz, nenhuma das onze dicas acima será boa pra você. É preciso perceber quando "estamos saindo da casinha" ante de ficar emocionalmente desgastada, entrando em depressão. Peça ajuda. E não deixe de lado a meditação na Palavra de Deus (Salmos, Provérbios, Eclesiastes, etc), pois ela tem maravilhosos conceitos para uma vida bem sucedida. Sua conexão espiritual é um grande certificado de garantia. Use-o!

De maneira geral, siga estas simples dicas para o casamento e você terá um relacionamento bem sucedido. Não é tão simples como 2+2, mas com esforço suficiente, você chega lá.

Quais destas dicas para o casamento dar certo ainda precisam ser trabalhadas no seu relacionamento para vocês serem felizes? Como você pretende mudá-las?


Elton Melo e Ionice Melo, estão casados desde 1985 e podem te ajudar na restauração de seu casamento, da sua autoestima. Se precisar, marque um horário com eles e faça as sessões de aconselhamento e psicanalítico que forem necessárias para que você alcance um casamento feliz e abençoado! Vamos, mexa-se.  Atendimento por email (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), e/ou no gabinete pastoral, na Igreja Batista Independente de Curitiba.