Dez segredos para um casamento bem sucedido

"Como pois andarão dois juntos se não houver acordo" (Amós 3.3). Eis um princípio fundamental para o relacionamento conjugal. Segundo Mitch Temple, conselheiro matrimonial, os casais também aprendem com a experiência - tentativa e erro. Ele relaciona dez princípios de sucesso observando centenas de casais que passaram por seu consultório:

1) A felicidade é importante — Os casais bem sucedidos aprendem a intencionalmente fazer coisas que trazem a felicidade de volta quando a vida os afasta dela. Lembre-se que a felicidade é um estado de espírito, resultante de suas atitudes, mas não um fim em si mesmo.

2) Resiliência - Os casais descobrem que "aguentar firme" é de importância fundamental. Quando as coisas ficam difíceis e os casais não sabem o que fazer, eles precisam se segurar e continuarem presentes.

3) Se você fizer o que sempre fez, terá sempre o mesmo resultado - Deve-se tentar resolver problemas de forma diferente para obter resultados diferentes. Pequenas mudanças na abordagem, na postura e nas ações fazem uma grande diferença no casamento.

4) A sua postura é importante - A mudança de comportamento é importante, mas também devemos mudar a nossa perspectiva. Uma perspectiva ruim resulta em maus sentimentos e más ações.

5) Mudando a sua mente, você muda seu casamento — O modo como os casais pensam e acredita sobre o outro, afeta a percepção que eles têm um do outro. O que eles esperam um do outro e como eles tratam um ao outro é muito importante.

6) A grama fica mais verde onde você regar - Aprendem a rejeitar o ditado "a grama do vizinho é mais verde" - Aprenderam que devem investir suas energias em melhorar a si mesmos e seu casamento.

7) Você pode mudar seu casamento, mudando a si mesmo primeiro - Tentar mudar seu cônjuge é como tentar empurrar uma corda - não funciona.

8) Amar é uma ação e não um sentimento - Cada dia que passa precisamos manter acesa a chama da paixão e do amor, do "lado bom do casamento", que nos faz sentir bem. As sensações, como a felicidade, flutuam. Mas o amor verdadeiro é baseado nos votos de compromisso do casal.

9) Recuse-se a manter ressentimento - A luta do casamento normalmente é combatida entre a sua orelha direita e esquerda. Recusam-se manter ressentimentos e lembrar do passado. Lembre-se que casou com uma pessoa imperfeita, assim como você.

10) Uma crise não significa que o casamento acabou — As crises são como tempestades: barulhentas, assustadoras e perigosas. Mas para atravessar uma tempestade você deve continuar dirigindo. Uma crise pode ser um novo começo. É do sofrimento que surgem as melhores oportunidades e, sempre há uma esperança para aquele que coloca Jesus em sua vida.


Esboço da mensagem pregada pelo pastor Elton Melo, no culto de ação de graças pelos 30 anos de casamento com a miss. Ionice Melo, no templo da Igreja Batista Independente em Vitória, no dia 15 de fevereiro de 2015.


Imprimir   Email
Encontrou um erro de digitação? Por favor, selecione-o e pressione Ctrl + Enter.