Algumas ferramentas úteis no ministério de casais incluem:

 

  1. Auto-Avaliação de Saúde Emocional – em apenas uma folha, permite um raio-X da vida do mentoreado ou aconselhado. Temos três versões:
  1. Auto-Avaliação de Saúde Emocional – Versão Casais
  2. Auto-Avaliação de Saúde Emocional – Versão Casais com enfoque no casamento
  3. Auto-Avaliação de Saúde Emocional – Versão Solteiros
  1. Modelo de mentoria AROA.
  1. Outras ferramentas e artigos quanto a relacionamentos saudáveis.
  1. A seguir encontram-se não apenas livros, mas também cursos e organizações que trabalham na área do casamento de alguma forma. Apesar de termos mais de 60 itens alistados abaixo, fomos criteriosos na nossa seleção.  O fato de que muitos itens são comentados enriquece esta bibliografia, visto que, geralmente, poucas pessoas aproveitam uma longa lista de livros.  Os recursos em negrito são os mais recomendados com implicações diretas para enriquecer o casamento.

Assumpção, Wanda de. E Deus Fez a Mulher.  Mundo Cristão, 1994,127 páginas.

Assumpção, Wanda de. Conte Comigo (O Valor da Mulher Como Ajudadora). Mundo Cristão, 1998, 212 páginas.  O livro destaca que a missão das mulheres é de ser as aliadas dos homens em geral, e as ajudadoras dos seus maridos em particular, nas tarefas de criar suas famílias e exercer o domínio sobre a terra, com sabedoria e compaixão.  Com muita propriedade ela afirma que a feminilidade da mulher a permite ajudar o homem em áreas que ele tem faltas ou carências.  O livro é prático e inspirador; uma boa leitura para homens e mulheres!

Augsburger, David. Importe-se o Bastante para Confrontar (Como entender e expressar seus sentimentos mais profundos em relação aos outros). United Press, 1980/1992.  O melhor livro que conhecemos sobre como resolver conflitos.  Infelizmente, todos os livros de David Augsburger na linha de “Importe-se o Bastante para…” não são mais impressos.

Augsburger, David. Importe-se o Bastante para Ouvir – e Ser Ouvido. United Press, 1982/1993.

Bugbee, Bruce; Cousins, Don; e Hybels, Bill. Rede Ministerial (Pessoas Certas… Nos Lugares Certos… Pelas Razões Certas). Vida, 1996/1996.  A “Clínica Introdutória da Rede Ministerial”, com base neste livro da Igreja de Willowcreek, nos EUA, é ministrada por muitos pastores, especialmente do ministério eklesia Igreja Batista Central de Fortaleza e os coordenadores estaduais do MAPI (veja indicação abaixo).  Essa clínica ajuda cada pessoa a compreender o papel que Deus designou para ela na Igreja, especialmente seus dons e chamado e algo sobre seu estilo de personalidade.

Campanhã, Josué. Planejamento Estratégico em Família (O desafio de construir uma família estruturada). Vida, 2002.  Com tarefas de casa práticas, Josué mostra o caminho para aplicar o planejamento à família.  Inicia-se por um check-up da família e um esclarecimento da sua missão e visão.  Leva o casal a definir o futuro que almeja e elaborar um plano de ação, incluindo a área de prioridades nos investimentos.  Um apêndice indica como aplicar o livro/curso para um grupo de casais.

“Casados para Sempre”, Marriage Ministries International (MMI). Rua José de Moura Resende, 211, Centro, Pompéia, SP CEP 17580-000; fone (14) 452-1839 ou 452-1640.  E-mail: <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;;

Site www.casadosparasempre.org.br.  Curso de 13 semanas sobre o casamento.

Chambers, Oswald. Tudo para Ele. Betânia, 1927/1988.  O melhor livro de leituras diárias devocionais que conhecemos.

Chapman, Gary. As Cinco Linguagens do Amor (Como Expressar um Compromisso de Amor a Seu Cônjuge). Nexo Editorial (Mundo Cristão), 1992/1997, 210 páginas.  As cinco linguagens são: qualidade de tempo, palavras de afirmação, presentes, formas de servir e toque físico.  Precisamos nos tornar poliglotas para falar as linguagens de amor de nosso cônjuge e de outros que amamos.  O guia de estudos, ao final do livro, multiplica o seu valor.

Chaves para Relacionamentos Saudáveis, As (DISC). Ministério Igreja em Células, Rua Ver. Antônio Carnascialli, 1661, 81.670-420, Curitiba – PR.  Tel/fax (041) 276.8655.  E-mail: <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;.  A melhor ferramenta que conhecemos em português a respeito da riqueza e o desafio de nossas diversas personalidades, levando-nos a uma apreciação maior de nós mesmos e dos outros.

Cloud, Henry e John Townsend. Limites (Quando Dizer SIM; Quando Dizer NÃO; Assumindo o Controle de sua Vida). Vida, 1992/1999.  Este é o livro que mais ajudou a Débora a aprender uma maneira diferente e muito mais saudável de viver e relacionar-se com outros, a começar em casa.  Ela tanto o valorizou que escreveu um Guia Prático para ajudar outros a também aproveitarem dos conceitos.  Recomendamos o estudo de Limites junto com outras pessoas para enriquecer a conversa, estimular a aplicação e dar-se apoio mútuo.

Cloud, Henry e John Townsend. Limites no Casamento, (Quando dizer sim, quando dizer não)Vida, 1999/2001.  Aplicação de princípios de limites saudáveis aos problemas comuns do casamento.

Cloud, Henry e John Townsend. Limites no Namoro (Quando dizer sim, quando dizer não). Vida, 2000/2002.  Escrito para namorados, o livro contém muita sabedoria a respeito de relacionamentos de todos os tipos.  Se todos soubessem e aplicassem os conceitos deste livro, os casamentos seriam muito mais abençoados!

Crabb, Larry. Conexão (O Poder Restaurador dos Relacionamentos Humanos – O Plano de Deus Visando a Cura Emocional). Mundo Cristão, 1997/1999.  Assinamos embaixo da tese principal do livro, que a restauração acontece com maior eficácia no contexto de pequenos grupos que praticam relacionamentos saudáveis, apesar de que outros recursos divinos e humanos possam ser necessários também.

Crabb, Larry. Homem e Mulher, Viva a Diferença!  Betânia, 1191/1997, 191 páginas.  Um excelente livro que trata das raízes espirituais de conflitos conjugais e como superá-los.

“CROWN Ministério de Finanças” (Crown Financial Ministries), C. P. 44, Pompéia, SP 17580-000; e-mail <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;; fone (14) 3405-8500.  Curso de 13 semanas sobre finanças, vinculado ao Marriage Ministries International (MMI).

Culver, Robert D., com Susan Foh, Walter Liefeld, e Alvera Mickelsen. Mulheres no Ministério (Quatro Opiniões Sobre o Papel da Mulher na Igreja). Mundo Cristão, 1989/1996, 301 páginas.  Cada um dos quatro autores explica a sua perspectiva a respeito da mulher no ministério, todas baseadas na sua interpretação bíblica.  Respondendo, os outros três salientam as virtudes, as fraquezas e as falhas do raciocínio dela.  O livro estimula reflexão e estudo, para que cada leitor(a) chegue à sua própria conclusão.  Considero este um livro muito importante para o começo deste novo milênio.

Dobson, James. O Amor Tem que Ser Firme (Nova esperança para famílias em crise). Mundo Cristão, 1983/1985.  Dobson examina os conflitos mais devastadores que ocorrem entre maridos e mulheres – infidelidade, alcoolismo, espancamento, indiferença emocional, etc. – e oferece conselhos práticos para o cônjuge que deseja lutar para manter o casamento.  O que emerge é um princípio de firmeza no amor aplicável não só para famílias em crise, mas também para casamentos sadios.

“Educação de Filhos a Maneira de Deus” (Growing Families International), C. P. 112, CEP 17580-000, Pompéia, SP; fone: (14) 3405-8500, 452-1839, 452-1640; e-mail <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;.  Curso de 14 semanas, vinculado ao Marriage Ministries International (MMI).

Fábio, Caio. A Mulher no Projeto do Reino de Deus. Vinde, 1985, 137 páginas.  Caio Fábio faz uma leitura e comentário sobre as dezenas de textos bíblicos que falam da mulher, esclarecendo o valor e o chamado dela para cumprir os propósitos de Deus aqui na terra, elevando-a e valorizando-a como indispensável ao lado do homem.  Este é o melhor livro que conheço quanto a uma visão bíblica e divina da mulher.

Gabriel, Ginger. Como Ser uma Mulher de Deus. Candeia, 1993/1996, 130 páginas.  O livro tem três seções: consciência de ser mulher, perdão dos que tem prejudicado sua feminilidade e cura em relação aos homens e a si mesma; cada capítulo baseia-se num estudo bíblico interativo.  É o melhor livro que conheço para um grupo de mulheres estudarem juntas, que buscam a restauração de sua feminilidade.

Gray, John. Homens são de Marte, Mulheres são de Vênus (Um Guia Prático para Melhorar a Comunicação e Conseguir o que Você quer nos seus Relacionamentos). Rocco, RJ, 1992/1997, 304 páginas.  Bestseller secular; este é o melhor livro que conheço sobre como homens e mulheres podem se entender.  Muito bem escrito, de fácil leitura; os princípios básicos dos primeiros capítulos são citados nas páginas 128 e 129 deste livro.

Grzybowski, Carlos (Catito). Macho e Fêmea os Criou (Celebrando a Sexualidade). Ed. Ultimato, 1998, 134 páginas.  Escrevendo dentro do contexto brasileiro, trata mais do lado físico da sexualidade, entregando uns capítulos a temas específicos, como a adolescência, homossexualismo e a prostituição.

Harley, Willard. Ela Precisa, Ele Deseja (Construindo um Casamento à Prova de Infidelidades). Candeia, 1986/2001.  Bem descrito na última parte do capítulo 5 deste livro, é uma excelente opção como um módulo para um grupo de casais.

Hart, Archibald. Ajudando os filhos a Sobreviverem ao Divórcio. Mundo Cristão, 1996/1998. Trata de como assegurar o desenvolvimento saudável dos filhos após o divórcio; erros comuns cometidos pelos pais divorciados; passos essenciais para ajudar os pais e os filhos a enfrentarem a culpa, o medo, a depressão e a ira; e questões a serem resolvidas quando os pais formarem outra família.

Hernandez de Oliveira, Rogério. Escola Conjugal. Netvida, Rua Rio Grande do Sul no 1001, Curitiba, PR 80610-100; fone/fax (041) 329-2594; e-mail: <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;.  Este curso de 14 semanas é parecido ao “Casados para Sempre”, apenas sem a ênfase pentecostal ou renovada.

Hybels, Bill. Casamento (Cultive a Verdadeira Intimidade). Vida, 1996/2000.  Recomendamos este livro como um possível módulo introdutório num ministério de casais.  Escrito para ser estudado em grupos pequenos; é cativante porque Bill e Lynne compartilham seus conflitos e desafios no casamento de tal forma que encoraja os casais a se abrirem também.

Kemp, Jaime. A Arte de Permanecer Casado (Guia Seguro para Quem Deseja Salvar um Casamento). Sepal, 1990.  No site, indicamos os temas tratados por este livro e o recomendamos como a base do segundo módulo semestral para um ministério de casais.

Kemp, Jaime. O Lar Cristão, Editora Lar Cristão, SP.

Kemp, Judith. As Filhas de Sara. Sepal, 1996, 111 páginas.  Uma exposição e aplicação excelente de 1 Pedro 3.1-6 para mulheres em casamentos difíceis.

Kornfield, David, Casamentos que Crescem Através da Mentoria (Levantando um Ministério de Casais), Ed. Vida, 2006.

Kornfield, David. Desenvolvendo Dons Espirituais e Equipes de Ministério. Sepal, 1997.  Com dicas práticas de como desenvolver diversos dons.

Kornfield, David. Desenvolvendo Relacionamentos Comprometidos e Saudáveis. Sepal, 1999.  Escrito para ajudar um grupo pequeno (grupo familiar ou célula) a funcionar bem.

Kornfield, David. Introdução à Restauração da Alma. Sepal, 1997.  Cada capítulo começa com uma auto-avaliação, levando você a conhecer-se como nunca.

Kornfield, Débora. Guia Prático LimitesSepal, 2003.  Um curso de vinte semanas aplicando os conceitos do livro Limites de Cloud e Townsend, com perguntas de aplicação sobre cada capítulo.  Inclui também 6 módulos específicos:  Limites e o Trabalho, Limites e Você, etc.

Kornfield, Débora. Vítima, Sobrevivente, Vencedor (Perspectivas sobre Abuso Sexual). Sepal, 2000.  Informações úteis para vítimas e os seus cônjuges sobre as conseqüências de abuso sexual, o processo de restauração e como a igreja pode ajudar.

LaHaye, Tim. O Ato Conjugal. Betânia, 1976/1989, 270 páginas.

Langberg, Diane Mandt.  No Limiar da Esperança; Abrindo as Portas para a Cura de Vítimas de Abuso Sexual.  Esperança, 2003.  Escrito diretamente para vítimas, este livro oferece esperança de restauração e conselhos sobre como se ajudar no processo.  A autora é uma psicóloga que trabalha há mais que 25 anos com vítimas de abuso, e que conhece e ama o Brasil.

Leman, Kevin.  Sexo Começa na Cozinha, Mundo Cristão, 2001.

Mallory, James D. O Fim da Guerra dos Sexos (Vitória no Relacionamento a Dois). Exodus Editora, 1996/1997, 166 páginas.  Desejando dar e receber amor, homens e mulheres, com freqüência, provocam justamente o contrário: muito sofrimento.  Mallory explica as raízes dos conflitos, seis características comuns às mulheres e seis comuns aos homens, mostrando como acabar com o conflito e edificar lares saudáveis e equilibrados.

MAPI: Ministério de Apoio para Pastores e Igrejas.  Seu lema é “Cada Pastor com um Mentor; Cada Igreja com Liderança Saudável”.  Coordenado por David Kornfield, oferece uma rede de pastoreio de pastores, eventos de renovo e capacitação, um foco sobre casamentos e famílias saudáveis e outro sobre desenvolver uma equipe pastoral.  Ministérios adicionais incluem treinamentos nas estratégias para uma igreja saudável, aconselhamento, consultoria de igrejas e o ministério de restauração (REVER).  Mais informações no fone 11-5523-2544, ramal 139; e-mail <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; ou no nosso site www.mapi-sepal.org.br.

Mayo, Mary e Joseph L. A Sexualidade Feminina (Uma abordagem franca sobre as diversas fases da vida de uma mulher). Mundo Cristão, 1987/1995, 272 páginas.  Depois de três capítulos desenvolvendo o conceito da sexualidade feminina, o livro continua desenvolvendo esse tema em relação à vida de solteira (3 capítulos), a maturidade, o ato sexual e diversas preocupações ginecológicas relacionadas à saúde feminina (6 capítulos).

McClung, Floyd Jr. O Imensurável Amor de Deus. Ed. Vida, 1985/1990, 95 páginas.  Expõe o amor paterno de Deus que traz um poder curador e nos capacita a vencer a insegurança e a superar as dolorosas experiências da vida.

McDowell, Josh. Aprendendo a Amar (Sexo não é o Bastante). Candeia, 1985/1986, 242 páginas.  Especialmente bom para noivos, em 26 capítulos, trata de muitos temas, especialmente a comunicação, como resolver conflitos, o amor verdadeiro, como desenvolver o compromisso, crescimento dinâmico e criatividade. Contém perguntas para reflexão e aplicação no final de cada capítulo; é excelente para um grupo de discipulado.

Miller, Kathy Collard. Quando o Amor se Transforma em IRA (Uma Ajuda para Mães Estressadas). Candeia, 1985/1995.  Este livro busca compreender por que ficamos zangados com nossos filhos, como lidar com o estresse, como disciplinar eficazmente seu filho, encontrar o apoio de que precisa, controlar a sua ira e refazer o relacionamento com seu filho.

Morley, Patrick M. O Homem de Hoje (Soluções para os seus Problemas mais Freqüentes). Mundo Cristão, 1989/1992, 375 páginas.  Escrito especialmente para homens de negócio e profissionais, Morley é muito prático com tarefas excelentes no final de cada um de seus capítulos.  Tem seis seções que enfocam: sexo, dinheiro, tempo, integridade, o mundo dos negócios, a família e o relacionamento conjugal.  Excelente para estudo em grupo pequeno.

Morley, Patrick M. O que os Homens Gostariam que Suas Esposas Soubessem. United Press, 1996/1999.  Escrito para mulheres que perguntam “Quem é o homem com quem me casei?”  Morley esclarece a perspectiva de vida tipicamente masculina, ajudando as mulheres a entenderem os mais diversos aspectos da personalidade e do universo masculino.  Este livro ajudará você, mulher, a entender melhor o homem que você ama e como pode ajudá-lo a tornar-se o homem que ele quer ser (e você quer que seja!).  Cada capítulo encerra com uma seção “Você pode Ajudar seu Marido” e outra “Uma Reflexão para os Maridos”.

Oliver, Gary J. Como Acertar Depois que Você Já Errou. Betânia, 1995, 1999.  Não tratadas, nossas falhas podem enfraquecer-nos emocionalmente, espiritualmente e até mesmo em nossos relacionamentos.  Oliver ajuda-nos a ver os fracassos do ponto de vista divino, encará-los de forma mais positiva e erguermo-nos com corações quebrantados, o caráter fortalecido e mais conscientes da graça de Deus.

Omartian, Stormie. O Poder da Esposa que Ora. Mundo Cristão, 2000/2002.

Omartian, Stormie. O Poder do Marido que Ora. Mundo Cristão, 2001/2003.  Os dois livros de Omartian lhe darão uma visão de esperança quanto à maneira como Deus pode redimir, restaurar e endireitar a vida do casal.  Orar por seu cônjuge não vai apenas transformar o coração dele, mas o seu também.

Parsons, Rob. O Pai Sessenta Minutos. Betânia, 1995/1997, 103 páginas.  Com muitas ilustrações de impacto, dentro de uma hora, você receberá conselhos práticos para não perder a maior oportunidade de sua vida: ser um pai bem sucedido.

Piper, John e Grudem, Wayne. Homem e Mulher (Seu Papel Bíblico no Lar, na Igreja e na Sociedade). Fiel, 1996, 166 páginas.  Começa explicando detalhadamente uma definição de masculinidade, baseada na responsabilidade benevolente de liderar, e feminilidade, baseada na disposição de nutrir e apoiar a liderança masculina.  Dedica um capítulo a cada uma de três passagens bíblicas básicas quanto à sexualidade: Gênesis 1-3; 1 Timóteo 2.11-15; e 1 Pedro 3.1-7, junto com mais três capítulos sobre mulheres no ministério da igreja, no lar e a interação prática da masculinidade e feminilidade.  O último capítulo trabalha 41 perguntas e respostas.

Purnell, Dick. Um Cônjuge Amante e Amigo. Candeia, 1986/1991, 252 páginas.  Este livro serve tanto para noivos como para casados, desenvolvendo o tema de ser um verdadeiro amigo. Ele estabelece como desenvolver um amor duradouro, estreitar uma relação, manter uma amizade íntima e criativa e como tornar-se “a pessoa certa”.  Contém perguntas para reflexão e aplicação ao final de cada capítulo; excelente para um grupo de discipulado.

REVER (Restaurando Vidas, Equipando Restauradores), um ministério do MAPI (Ministério de Apoio para Pastores e Igrejas).  Mais informações no fone (47) 472-2056; e-mail <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; ou no nosso site www.mapi-sepal.org.br na página de Ministérios – REVER.

Schaumburg, Harry W. Falsa Intimidade (Vencendo a Luta Contra o Vício Sexual). Mundo Cristão, 1992/1995.  Pastores repetidas vezes destacam o valor deste livro.  Dedica vários capítulos ao vício sexual, identificando as raízes; dá esperança ao viciado, dicas para o cônjuge do mesmo, dicas para prevenção nos filhos e conclui com capítulos sobre como a igreja pode tratar dos viciados e ajudar na cura de líderes cristãos.

Senter, Ruth. Diálogos de uma Mulher com seu Pai Celestial. Vida, 1991/1995, 130 páginas.  Expressões profundas e íntimas do coração de uma mulher para Deus e as respostas que Ele lhe dá.

Stott, John. Grandes Questões sobre Sexo. Vinde, 1993. Este livro dá respostas para grandes temas polêmicos sob a ótica cristã de um dos maiores teólogos de nosso tempo.

Strom, Kay Marshall. A Mulher Maltratada (Doloroso Testemunho de Uma Esposa em Sofrimento). Vida, 1986/1995.  Desde entender que tipo de homem faria uma coisa dessas até entender que tipo de mulher a permitiria, o livro abre o jogo sobre violência doméstica.  Trata de implicações bíblicas na área da submissão, familiares quanto aos filhos, legais quanto à separação e proteção, emocionais quanto à cura e eclesiásticas quanto ao papel da igreja.

Tournier, Paul. Compreendendo o Outro(To Understand Each Other). John Knox Press, Atlanta, GA, 1967.

Veredas Antigas (Family Foundations International), C. P. 44 (Rua José Candido Prizão, 543 – Centro) – Pompéia SP, CEP:17580-000; Tel:(14) 452-1839/452-1640; e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..  Curso na área de restauração e cura.

Wheat, Ed; e Wheat, Gaye. Sexo e IntimidadeMundo Cristão, 1977/1988, 227 páginas. Recomendo que nas semanas antes do casamento o casal comece a ler este livro (ou o do LaHaye acima) e o leve na sua lua-de-mel.

Winter, Jack. Deus Um Amor de Pai. Betânia, 1995/1996, 160 páginas.  Ministra sobre o coração paterno de Deus, baseado na história do filho pródigo e como o Pai trata e cura o filho rebelde (que não conhece o colo do pai) e o filho legalista (o cristão que serve por obrigação, sendo mais servo do que filho).

Worthington, Everett. Casamento. ainda resta uma esperança (Modelo para Terapia Breve). Sepal, 2001.  Este livro é o melhor que conhecemos na área de aconselhamento conjugal, cheio de dezenas de exercícios práticos para melhorar um casamento.

Wright, H. Norma. Começando Juntos: Uma Devocional para Casais Recém-Casados e Namorados. United Press, 1996/1997.  60 devocionais para fortalecer o alicerce de seu casamento.  Escrito para ajudar namorados e noivos a se prepararem para o casamento; os devocionais são sérios e profundos para ajudar pessoas casadas também.

Wright, H. Norman. Comunicação: A Chave para o Seu Casamento. Mundo Cristão, 1974/1986, 179 páginas.  Mais do que outros livros nesta área, Wright aprofunda os temas da comunicação, os papéis de marido e esposa, a raiva e como resolver conflitos.  Não entra diretamente nos temas de sexo, sogros, filhos e finanças.  Wright tem a grande vantagem de elaborar exercícios muito bons e perguntas para discussão, reflexão e aplicação.  Ele não somente informa, como forma um comunicador eficaz.  Você aproveitará muito mais o livro de Wright se seu cônjuge o estudar com você e mais ainda se for junto com um grupo pequeno de casais.  O livro de David Kornfield, Crescendo no Caráter Cristão, Sepal, páginas 67-68, dá dicas de como estudar este livro em grupo pequeno.

Wright, Norman H. Cônjuges Românticos (Mantenha Vivo e Apaixonado o Seu Casamento, Mesmo Terminados os Anos de Lua-de-Mel). Unilit, 1987/1992, 270 páginas.  Cheio de exercícios práticos para estimular o romance.  As perguntas para discussão de cada capítulo multiplicam o valor do livro.

Encontrou um erro de digitação? Por favor, selecione-o e pressione Ctrl + Enter.