Escrito por Elton Melo
Categoria:

r a torrey2Reuben Archer Torrey nasceu em 28 de janeiro de 1856 em Hoboken, Nova Jersey. Seus pais eram cristãos e sua mãe era uma mulher de oração. Sua família era rica pela primeira parte de sua vida; seu pai era um banqueiro e advogado de sucesso. Torrey foi extremamente tímido e nunca falou na frente dos visitantes. Embora tenha crescido em um lar cristão, Torrey não assumiu um compromisso pessoal com Cristo. Uma vez ele leu um livro sobre tornar-se cristão e foi convencido de que Deus poderia estar chamando-o para se tornar um pregador. Isso não apelou para ele e ele decidiu se tornar um advogado. Ele foi para a Universidade de Yale aos 15 anos e começou a levar uma vida mundana.

A conversão de Torrey veio de uma maneira muito dramática. Certa noite, em 1875, quando ainda estava em Yale, ele teve um sonho em que sua mãe veio a ele como um anjo e pediu-lhe que pregasse o evangelho. A luta estava acontecendo! Imediatamente ele foi dominado pelo desejo de se matar. Sua mãe, a quilômetros de distância, foi despertada por Deus para orar por ele. Torrey caiu em si e sabia que precisava orar. Ele se ajoelhou e disse: "Oh, Deus, livra-me deste fardo. Vou até pregar!" Imediatamente ele foi dominado por uma sensação de paz. Ele se formou no verão de 1875 e foi para a Yale Divinity School. Ele também começou a evangelizar. Ele ainda achava difícil falar na frente de um público e tinha que segurar uma cadeira para dar uma palestra na frente de uma classe.

Em 1878, Torrey ouviu pela primeira vez DL Moody. Moody era um evangelista incrível. Ele não tinha formação educacional, mas era inteiramente dedicado a Deus e salvava os perdidos. Torrey ficou impressionado e condenado. Torrey começou a evangelizar com maior fervor do que antes. Torrey também leu as obras de Charles Finney. Finney e Moody tinham uma coisa em comum. Eles acreditavam no batismo do Espírito Santo para o "revestimento de poder" para o serviço. (Lucas 24:49) Ambos os homens tiveram experiências significativas em que sentiram ter recebido o Batismo do Espírito de uma maneira tangível.

Torrey se formou em 1878 e foi ordenado ministro da congregação. Ele pastoreou uma igreja em Garretsville, Ohio, de 1878 a 1882. Foi quando ele estava em Garretsville que Torrey conheceu e se casou com sua esposa Clara Smith. Torrey estudou nas universidades alemãs de Leipzig e Erlangen em 1882-83. É aqui que ele se tornou um ardente oponente de uma teologia conhecida como "crítica superior" ou a idéia de que a escritura não era divinamente inspirada. Quando retornou aos Estados Unidos, mudou-se para Minneapolis, Minnesota, onde pastoreava a Open Door Church (1883-1886) e a People's Church (1887-1889) e assumiu as responsabilidades da Congregational Missionary Society (1886-1889). Foi durante esses anos que ele leu George Mueller " Na Primeira Convenção Nacional de Obreiros Cristãos, em junho de 1886, Torrey é listado como o Presidente da Reunião. Embora o foco da reunião fosse o evangelismo, houve palestras sobre a Cura Divina. AJ Gordon foi um dos delegados. Torrey estava começando a ver pessoas regularmente curadas em resposta à oração. Na Primeira Convenção Nacional de Obreiros Cristãos, em junho de 1886, Torrey é listado como o Presidente da Reunião. Embora o foco da reunião fosse o evangelismo, houve palestras sobre a Cura Divina. AJ Gordon foi um dos delegados. Torrey estava começando a ver pessoas regularmente curadas em resposta à oração.

Torrey estava clamando por Deus para batizá-lo com o Espírito Santo. Ele sabia que precisava de Deus para ter mais dele, em vez de precisar de mais de Deus. "Eu me lembro do lugar exato onde eu estava ajoelhado em oração no meu escritório ... Foi um momento muito quieto, um dos momentos mais calmos que eu já conheci ... Então Deus simplesmente me disse, não com qualquer voz audível, mas no meu coração, é seu Agora vá e pregue. Ele já havia dito isso para mim em Sua Palavra em 1 João 5: 14,15, mas eu não conhecia a minha Bíblia como a conhecia agora, e Deus teve pena da minha ignorância e disse diretamente à minha alma ... Eu fui e preguei, e eu tenho sido um novo ministro daquele dia para isso ... Algum tempo depois dessa experiência (eu não me lembro de quanto tempo depois), enquanto estava sentado no meu quarto um dia ... de repente ... eu me vi gritando (eu não fui educado para gritar e não sou de temperamento gritante, mas gritei como o mais alto gritando metodista), Glória a Deus, glória a Deus, glória a Deus ", e eu não podia parar ... Mas não foi quando fui batizado com o Espírito Santo. Fui batizado com o Espírito Santo quando o levei pela simples fé na Palavra de Deus. ”Torrey fez sua igreja realizar reuniões em que eles pediam que o Espírito Santo trouxesse reavivamento pelo mundo. Mas isso não aconteceu quando fui batizado com o Espírito Santo. Fui batizado com o Espírito Santo quando o levei pela simples fé na Palavra de Deus. ”Torrey fez sua igreja realizar reuniões em que eles pediam que o Espírito Santo trouxesse reavivamento pelo mundo. Mas isso não aconteceu quando fui batizado com o Espírito Santo. Fui batizado com o Espírito Santo quando o levei pela simples fé na Palavra de Deus. ”Torrey fez sua igreja realizar reuniões em que eles pediam que o Espírito Santo trouxesse reavivamento pelo mundo.

Em 1889, DL Moody estava abrindo uma nova escola bíblica. Ele estava procurando alguém que pudesse dirigi-lo e foi informado sobre RA Torrey. Moody encontrou-se com Torrey e ofereceu-lhe a posição. Ele concordou em recebê-lo e ficou como superintendente de escola de 1889 a 1908. Moody e Torrey se tornaram os mais próximos entre amigos e associados. Torrey continuou a ter um relacionamento com a Aliança e falou na Nona Conferência Geral para Estudo da Bíblia, em julho de 1891. AJ Gordon também foi palestrante. Torrey foi relatado como um novo membro do Conselho Missionário da Aliança em 1892. A Convenção da Feira Mundial da Aliança de 1893 foi realizada na Igreja de Moody e tanto Torrey quanto Elizabeth V. Baker estavam no comitê.

Então ocorreu algo que afetaria para sempre a visão de Torrey da Cura Divina. John Alexander Dowie mudou-se para Chicago em 1893. Dowie já era uma figura controversa em que atacou publicamente, e agressivamente, igrejas que não concordavam com sua teologia. Dowie era a antítese de Moody. A vida de Moody era de profunda humildade, serviço aos outros e altruísmo. Dowie era barulhenta, impetuosa, antagônica, autocomplacente e materialista. Houve uma luta de culturas. A Cura Divina em Chicago tornou-se muito controversa e Torrey não trabalhava mais com a Aliança, embora a Aliança continuasse a apoiá-lo promovendo reuniões missionárias que ele estava realizando. Em 1894, Torrey assumiu a Igreja da Avenida Chicago de Moody e ficou longe do tema da Cura Divina, possivelmente a pedido da Moody. Embora pareça ter havido poucas discordâncias abertas entre Moody e Dowie nos primeiros anos após Dowie se mudar para Chicago, mais tarde se tornou uma batalha aberta e cruel. Moody atacou os métodos e o caráter de Dowie. Dowie atacou o trabalho de Moody. Em outubro de 1898, Moody declarou que lutaria contra Dowie, sua igreja e a Cura Divina. Dowie respondeu imprimindo uma carta supostamente de Torrey, de abril de 1898, pedindo oração pela cura de sua filha e, em seguida, professando sua crença na Cura Divina. Dowie também afirmou que se Moody não parasse seu ataque contra ele, Moody morreria. Quando Moody morreu em dezembro de 1899, Dowie teve a audácia de declarar que era o julgamento de Deus para Moody ficar contra ele. Moody atacou os métodos e o caráter de Dowie. Dowie atacou o trabalho de Moody. Em outubro de 1898, Moody declarou que lutaria contra Dowie, sua igreja e a Cura Divina. Dowie respondeu imprimindo uma carta supostamente de Torrey, de abril de 1898, pedindo oração pela cura de sua filha e, em seguida, professando sua crença na Cura Divina. Dowie também afirmou que se Moody não parasse seu ataque contra ele, Moody morreria. Quando Moody morreu em dezembro de 1899, Dowie teve a audácia de declarar que era o julgamento de Deus para Moody ficar contra ele. 

Torrey deve ter ficado extremamente zangado. Ele aceitou a discussão e em janeiro de 1900 pregou contra Dowie em sua Chicago Avenue Church. Dowie respondeu chamando-o de apóstata e covarde na impressão. Ele também alegou que se Torrey não se arrependesse disso, como Moody, ele também ficaria sob o julgamento de Deus e morreria. Certamente, qualquer sentimento positivo que Torrey tivesse sobre a Cura Divina estava sendo posto em pó sob as audaciosas afirmações e comportamento de Dowie. Dowie imprimiu a nota manuscrita de abril, que Torrey alegou ser uma falsificação. Felizmente para Torrey e Chicago, Dowie comprou terras ao norte de Chicago e mudou sua sede para a cidade de Zion em 1901. Embora Dowie ocasionalmente imprimisse contínuas renúncias a Torrey,

Em 1902, Torrey sentiu que Deus o estava chamando para uma turnê evangelística mundial. Deve ter sido um alívio finalmente ter Dowie e a controvérsia da Cura Divina por trás dele, mas ele tinha sido emocionalmente queimado por isso. Torrey e um ex-aluno, Charles M. Alexander, foram para a Austrália e fizeram parte de uma enorme campanha evangelística que incluiu reuniões em cinquenta centros diferentes. Um incêndio irrompeu na Austrália quando milhares foram levados a Cristo. Ele passou os seis meses seguintes viajando pela Austrália, Tasmânia e Nova Zelândia. Eles receberam um telefonema para ir para a Inglaterra, então decidiram parar na Índia por seis semanas no caminho. Da Inglaterra eles foram para a Escócia, França e Alemanha. Depois voltaram para a Inglaterra e seguiram para a Irlanda e o País de Gales. Acredita-se que grande parte da oração e do ministério que Torrey fez no País de Gales levou ao rompimento do renascimento galês em 1904. Eles voltaram a Londres mais uma vez e realizaram dois meses de reuniões no Royal Albert Hall de fevereiro a junho de 1905. Foi anunciado no final das reuniões que mais de 1.000.000 pessoas compareceram e houve mais de 17.000 conversões. Ele voltou para casa na América em dezembro de 1905. Ele decidiu que Deus o estava chamando para continuar seus reavivamentos evangelísticos nos Estados Unidos e no Canadá. Eles voltaram a Londres mais uma vez e realizaram dois meses de reuniões no Royal Albert Hall de fevereiro a junho de 1905. Foi anunciado no final das reuniões que mais de 1.000.000 pessoas compareceram e houve mais de 17.000 conversões. Ele voltou para casa na América em dezembro de 1905. Ele decidiu que Deus o estava chamando para continuar seus reavivamentos evangelísticos nos Estados Unidos e no Canadá. Eles voltaram a Londres mais uma vez e realizaram dois meses de reuniões no Royal Albert Hall de fevereiro a junho de 1905. Foi anunciado no final das reuniões que mais de 1.000.000 pessoas compareceram e houve mais de 17.000 conversões. Ele voltou para casa na América em dezembro de 1905. Ele decidiu que Deus o estava chamando para continuar seus reavivamentos evangelísticos nos Estados Unidos e no Canadá.

Torrey descansou por um tempo e iniciou a Conferência Bíblica Montrose em 1908. Ele retornou à Inglaterra, Escócia e Irlanda em 1911 para outra rodada de reuniões. Ele se mudou para a Costa Oeste em 1912 e tornou-se o decano do Instituto Bíblico de Los Angeles e começou a Igreja da Porta Aberta, que ele pastoreou até 1924. Ainda Torrey não foi feito com a Cura Divina. Em 1919, Aimee Semple McPherson tornou-se um proeminente evangelista de cura e estabeleceu-se em Los Angeles. Torrey viu semelhanças com John Alexander Dowie em McPherson? Ela era ousada, agressiva, teatral e auto-promovida. Seu ministério ajudou a lançar outra onda de cura divina em todo o país.

Em 1923, Torrey sentiu a necessidade de responder ao que estava vendo. Ele escreveu um pequeno livro chamado "Cura Divina". Ele definiu claramente sua crença de que Deus ainda curava e que ele havia visto muitas curas sob seu próprio ministério. Ele disse que poderia "conversar por horas" sobre as curas que tinha visto quando orou pelas pessoas. Por outro lado, ele passou a acreditar em um conjunto de requisitos para a verdadeira cura. Ele usou Tiago 5: 14-15 para dizer que somente os anciãos da igreja deveriam ter permissão para orar pelos enfermos e ungi-los com óleo e eles deveriam orar pela cura se recebessem a oração da fé. Ele acreditava que os anciãos se referiam apenas a homens e, portanto, somente líderes de igrejas masculinas poderiam ser chamados a orar pelos enfermos. Ele particularmente fez questão de dizer para não chamar uma mulher com uma personalidade magnética ou hipnótica (McPherson?). Em segundo lugar ele levou 2 Reis 13; 14 e 2 Timóteo 4:20 para provar que às vezes não era a vontade de Deus curar. Eliseu, que estava perto de Deus, adoeceu e morreu. Paulo, que era um homem de grande oração, teve que deixar Trófimo doente em Mileto. Ele acreditava que as reuniões públicas eram impróprias em relação a Tiago 5: 14-15, já que era apenas o trabalho dos anciãos para orar pelos enfermos. Em seguida, ele destacou que os indivíduos poderiam orar por si mesmos ou por outros, se não ungissem com óleo. Finalmente, Torrey disse que o "uso de meios" ou remédios não era errado, baseado na advertência de Paulo a Timóteo de tomar um pouco de vinho para o estômago.

Torrey foi em primeiro lugar um evangelista. Ainda assim ele disse: "Deus cura em resposta à oração hoje? Ele realmente cura as pessoas que estão além da habilidade do médico e além de toda ajuda humana? Ele faz milagres hoje? A todas essas perguntas eu respondo, Ele faz. Não apenas ensina a Bíblia, mas a experiência demonstra isso ". Torrey teria visto as coisas sob uma luz diferente se não tivesse encontrado Dowie? Só Deus sabe a resposta para essa pergunta. Torrey morreu em 26 de outubro de 1928. Suas notáveis ​​campanhas evangelísticas permanecem, como as de seu amigo Moody, uma marca registrada de movimentos cristãos eficazes e memoráveis.


 Fonte: http://healingandrevival.com/BioRATorrey.htm