Biografias

Escrito por Joel Júnior

Nascido em 27 de novembro de 1891, Berne, In­di­a­na.Roth participou da Fort Wayne (Indiana) Escola Bíblica e da Moody Bible Institute em Chicago, Illinois. Trabalhou com a viagem tours evangelista, e era um professor de Música nas escolas Aliança Bíblia em St. Paul, Minnesota e Nova York, o Instituto Bíblico, Los Angeles, Califórnia; Baptist Theological College e City College de Los Angeles. Sua Ecclesia Choir excursionou por toda a América em 1931. Ele escreveu mais de 100 hinos, e uma série de hinos.


Faleceu em 31 de dezembro de 1951, Glen­dale, Cal­i­for­nia.  Hinos compostos por ele:

  • Jesus me deu celeste hino (CCB 89/273;  HA 222); há variações no nome do hino: Eu canto um hino inspirado;
  • Ao findar a jornada (End of the Road, The)
  • Como posso deixar de amá-Lo? (How Can I Help but Love Him?)

História do hino: Oh! Que Belo Hino Deus me Deu! (H.A 222)

 
Letra e Música: Elton Menno Roth (1891-1951)
Título Original: In My Heart There Rings a Melody
Elton M. Roth (1891-1951)
Um dos hinos mais alegres e contagiantes, é sem dúvida: "Oh! Que Belo Hino Deus me Deu! (H.A 222)". A letra e a música foram criadas por Elton Menno Roth (1891-1951), há mais ou menos 90 anos. 
Roth foi um músico bem conhecido em sua época, na qual escreveu e publicou inúmeros hinos. Foi em 1923, enquanto estava ajudando nas reuniões evangelísticas do Texas, num dia quente de verão, que a letra e a música deste hino de repente vieram em sua mente. 
Mais tarde, o sr. Roth falou sobre aquela ocasião: "Naquela noite, eu apresentei o hino para mais de 200 meninos e meninas, que cantaram na reunião ao ar livre, ao passo que o público também juntou-se ao canto. Fiquei tão emocionado, que todo o meu ser transformou-se em canção". E desde então, milhares de fiéis compartilham esta alegria, cantando sobre a "maravilhosa melodia que toca o coração, pelo que Cristo fez por cada um de nós". 
É muito comum nestes hinos mais antigos a última estrofe falar sobre o céu, onde as cortes celestiais tocarão com gloriosa harmonia. É meu desejo que você também esteja ansioso por esse dia. Que alegria é saber que Cristo pode colocar uma melodia de amor em nosso coração! Que essas palavras possam tocá-lo, apesar das circustâncias da vida.
Assista o vídeo do hino aqui:

Tradução: Joel Júnior
ELTON MENNO ROTH (1891-1951) foi por muitos anos um cantor, músico, compositor, autor de hinos e regente de corais. De grande talento, foi reconhecido por todo os EUA através de seus concertos. Ele conta como "nasceu" este hino, um dos tantos que escreveu:
"Em uma tarde quente de verão, no Texas, resolvi caminhar até o moinho de uma vila onde havia uma plantação de algodão.
Na volta, devido ao grande calor, resolvi entrar em uma igreja que estava com a porta aberta. Ninguém sentado nos bancos, nenhum pastor no púlpito. Tudo estava quieto, mas senti uma sagrada Presença no lugar. Caminhei pelo corredor do templo, pra cima e pra baixo, começando a cantar uma nova canção: In my heart there rings a melody! (literalmente, "Lá no meu coração ressoa uma melodia") Olhei à volta até que encontrei um pedaço de papel no qual escrevi as notas e a letra, tarefa que me tomou mais de uma hora naquele lugar inspirado.
Naquela noite,  cantei o novo hino juntamente com cem meninos e meninas em uma grande reunião ao ar livre. Enquanto o dirigia, empolgado, senti meu inteiro ser tranformando-se em uma canção de louvor a Deus."

Fonte: Crusader Hymns and Hymn Stories by the Billy Graham Team.

Nota: 
Eu conheci este hino em 1965, quando era cadete (seminarista) através de uma colega que se chamava Gersonita. Por nossas vozes harmonizarem-se, cantamos juntos alguns duetos ao longo daquele ano de estudos e de muitas reuniões realizadas - em salões de culto e ao ar livre - também para nosso treinamento como oficiais salvacionistas.

----------------------------------

O hino em questão:

Em português:

https://www.youtube.com/watch?v=Q4olrfwKgxI


No original inglês:

https://www.youtube.com/watch?v=uOCCr17eQQk


Por Jaime Jorge, um violinista cubano:

https://www.youtube.com/watch?v=tecSn-LbD3A