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R. A. Torrey

Índice de Artigos

r a torrey2Reuben Archer Torrey nasceu em 28 de janeiro de 1856 em Hoboken, Nova Jersey. Seus pais eram cristãos e sua mãe era uma mulher de oração. Sua família era rica pela primeira parte de sua vida; seu pai era um banqueiro e advogado de sucesso. Torrey foi extremamente tímido e nunca falou na frente dos visitantes. Embora tenha crescido em um lar cristão, Torrey não assumiu um compromisso pessoal com Cristo. Uma vez ele leu um livro sobre tornar-se cristão e foi convencido de que Deus poderia estar chamando-o para se tornar um pregador. Isso não apelou para ele e ele decidiu se tornar um advogado. Ele foi para a Universidade de Yale aos 15 anos e começou a levar uma vida mundana.

A conversão de Torrey veio de uma maneira muito dramática. Certa noite, em 1875, quando ainda estava em Yale, ele teve um sonho em que sua mãe veio a ele como um anjo e pediu-lhe que pregasse o evangelho. A luta estava acontecendo! Imediatamente ele foi dominado pelo desejo de se matar. Sua mãe, a quilômetros de distância, foi despertada por Deus para orar por ele. Torrey caiu em si e sabia que precisava orar. Ele se ajoelhou e disse: "Oh, Deus, livra-me deste fardo. Vou até pregar!" Imediatamente ele foi dominado por uma sensação de paz. Ele se formou no verão de 1875 e foi para a Yale Divinity School. Ele também começou a evangelizar. Ele ainda achava difícil falar na frente de um público e tinha que segurar uma cadeira para dar uma palestra na frente de uma classe.

Em 1878, Torrey ouviu pela primeira vez D.L Moody. Moody era um evangelista incrível. Ele não tinha formação educacional, mas era inteiramente dedicado a Deus e salvava os perdidos. Torrey ficou impressionado e condenado. Torrey começou a evangelizar com maior fervor do que antes. Torrey também leu as obras de Charles Finney. Finney e Moody tinham uma coisa em comum. Eles acreditavam no batismo do Espírito Santo para o "revestimento de poder" para o serviço. (Lucas 24.49) Ambos os homens tiveram experiências significativas em que sentiram ter recebido o Batismo do Espírito de uma maneira tangível.

Torrey se formou em 1878 e foi ordenado ministro da congregação. Ele pastoreou uma igreja em Garretsville, Ohio, de 1878 a 1882. Foi quando ele estava em Garretsville que Torrey conheceu e se casou com sua esposa Clara Smith. Não satisfeito com a formação que recebeu nos Estados Unidos, ele estudou nas universidades alemãs de Leipzig e Erlangen em 1882-1883. É aqui que ele se tornou um ardente oponente de uma teologia conhecida como "crítica superior" ou a idéia de que a escritura não era divinamente inspirada. Como um estudante brilhante, ele fez um grande progresso na escola. No início de seus estudos, ele foi um crítico mais acentuado, se aproximando do liberalismo teológico dos europeus, mas antes que eles tivessem terminado, ele estava convencido da falsidade de seus pontos de vista e virou gradualmente de volta as velhas doutrinas conservadoras Na verdade,Torrey tornou-se um dos inimigos  mais amargo do liberalismo pelo resto de seus dias. Ele era irremediavelmente ortodoxo quanto a doutrina.

Quando retornou aos Estados Unidos, mudou-se para Minneapolis, Minnesota, onde pastoreava a Open Door Church (1883-1886) e a People's Church (1887-1889) e assumiu as responsabilidades da Congregational Missionary Society (1886-1889). Foi durante esses anos que ele leu George Mueller. Ele não recebeu nenhum salário declarado e era apoiado por ofertas voluntárias. Ele disse mais tarde: "Certo tempo atrás, cheguei ao lugar onde parecia meu dever dar o meu salário e trabalho para Deus entre os pobres ... Daquele dia em diante, cada bocado vinha diretamente do meu Pai Celestial, não havia uma refeição em nossas mesas ... não havia um casaco para cobrir  minhas costas ... não havia um vestido para minha esposa, nem a roupa de meus quatro filhos, que não era uma resposta à oração. Temos de tudo, e tudo dado pelas mãso do Senhor Jesus. Nunca fui mais sereno e feliz em minha vida. "

Na Primeira Convenção Nacional de Obreiros Cristãos, em junho de 1886, Torrey é listado como o Presidente da Reunião. Embora o foco da reunião fosse o evangelismo, houve palestras sobre a Cura Divina. AJ Gordon foi um dos delegados. Torrey estava começando a ver pessoas regularmente curadas em resposta à oração. Na Primeira Convenção Nacional de Obreiros Cristãos, em junho de 1886, Torrey é listado como o Presidente da Reunião. Embora o foco da reunião fosse o evangelismo, houve palestras sobre a Cura Divina. AJ Gordon foi um dos delegados. Torrey estava começando a ver pessoas regularmente curadas em resposta à oração.

Torrey estava clamando por Deus para batizá-lo com o Espírito Santo. Ele sabia que precisava de Deus para ter mais dele, em vez de precisar de mais de Deus. "Eu me lembro do lugar exato onde eu estava ajoelhado em oração no meu escritório ... Foi um momento muito quieto, um dos momentos mais calmos que eu já conheci ... Então Deus simplesmente me disse, não com qualquer voz audível, mas no meu coração, é seu Agora vá e pregue. Ele já havia dito isso para mim em Sua Palavra em 1 João 5: 14,15, mas eu não conhecia a minha Bíblia como a conhecia agora, e Deus teve pena da minha ignorância e disse diretamente à minha alma ... Eu fui e preguei, e eu tenho sido um novo ministro daquele dia para isso ... Algum tempo depois dessa experiência (eu não me lembro de quanto tempo depois), enquanto estava sentado no meu quarto um dia ... de repente ... eu me vi gritando (eu não fui educado para gritar e não sou de temperamento gritante, mas gritei como o mais alto gritando metodista), Glória a Deus, glória a Deus, glória a Deus ", e eu não podia parar ... Mas não foi quando fui batizado com o Espírito Santo. Fui batizado com o Espírito Santo quando o levei pela simples fé na Palavra de Deus. ”Torrey fez sua igreja realizar reuniões em que eles pediam que o Espírito Santo trouxesse reavivamento pelo mundo. Mas isso não aconteceu quando fui batizado com o Espírito Santo. Fui batizado com o Espírito Santo quando o levei pela simples fé na Palavra de Deus. 

Em 1889, DL Moody estava abrindo uma nova escola bíblica. Ele estava procurando alguém que pudesse dirigi-lo e foi informado sobre RA Torrey. Moody encontrou-se com Torrey e ofereceu-lhe a posição. Ele concordou em recebê-lo e ficou como superintendente de escola de 1889 a 1908. Moody e Torrey se tornaram os mais próximos entre amigos e associados. Torrey continuou a ter um relacionamento com a Aliança e falou na Nona Conferência Geral para Estudo da Bíblia, em julho de 1891. AJ Gordon também foi palestrante. Torrey foi relatado como um novo membro do Conselho Missionário da Aliança em 1892. A Convenção da Feira Mundial da Aliança de 1893 foi realizada na Igreja de Moody e tanto Torrey quanto Elizabeth V. Baker estavam no comitê.

Então ocorreu algo que afetaria para sempre a visão de Torrey da Cura Divina. John Alexander Dowie mudou-se para Chicago em 1893. Dowie já era uma figura controversa em que atacou publicamente, e agressivamente, igrejas que não concordavam com sua teologia. Dowie era a antítese de Moody. A vida de Moody era de profunda humildade, serviço aos outros e altruísmo. Dowie era barulhenta, impetuosa, antagônica, autocomplacente e materialista. Houve uma luta de culturas. A Cura Divina em Chicago tornou-se muito controversa e Torrey não trabalhava mais com a Aliança, embora a Aliança continuasse a apoiá-lo promovendo reuniões missionárias que ele estava realizando. Em 1894, Torrey assumiu a Igreja da Avenida Chicago de Moody e ficou longe do tema da Cura Divina, possivelmente a pedido da Moody. Embora pareça ter havido poucas discordâncias abertas entre Moody e Dowie nos primeiros anos após Dowie se mudar para Chicago, mais tarde se tornou uma batalha aberta e cruel. Moody atacou os métodos e o caráter de Dowie. Dowie atacou o trabalho de Moody. Em outubro de 1898, Moody declarou que lutaria contra Dowie, sua igreja e a Cura Divina. Dowie respondeu imprimindo uma carta supostamente de Torrey, de abril de 1898, pedindo oração pela cura de sua filha e, em seguida, professando sua crença na Cura Divina. Dowie também afirmou que se Moody não parasse seu ataque contra ele, Moody morreria. Quando Moody morreu em dezembro de 1899, Dowie teve a audácia de declarar que era o julgamento de Deus para Moody ficar contra ele. Moody atacou os métodos e o caráter de Dowie. Dowie atacou o trabalho de Moody. Em outubro de 1898, Moody declarou que lutaria contra Dowie, sua igreja e a Cura Divina. Dowie respondeu imprimindo uma carta supostamente de Torrey, de abril de 1898, pedindo oração pela cura de sua filha e, em seguida, professando sua crença na Cura Divina. Dowie também afirmou que se Moody não parasse seu ataque contra ele, Moody morreria. Quando Moody morreu em dezembro de 1899, Dowie teve a audácia de declarar que era o julgamento de Deus para Moody ficar contra ele. 

Torrey deve ter ficado extremamente zangado. Ele aceitou a discussão e em janeiro de 1900 pregou contra Dowie em sua Chicago Avenue Church. Dowie respondeu chamando-o de apóstata e covarde na impressão. Ele também alegou que se Torrey não se arrependesse disso, como Moody, ele também ficaria sob o julgamento de Deus e morreria. Certamente, qualquer sentimento positivo que Torrey tivesse sobre a Cura Divina estava sendo posto em pó sob as audaciosas afirmações e comportamento de Dowie. Dowie imprimiu a nota manuscrita de abril, que Torrey alegou ser uma falsificação. Felizmente para Torrey e Chicago, Dowie comprou terras ao norte de Chicago e mudou sua sede para a cidade de Zion em 1901. Embora Dowie ocasionalmente imprimisse contínuas renúncias a Torrey,

Em 1902, Torrey sentiu que Deus o estava chamando para uma turnê evangelística mundial. Deve ter sido um alívio finalmente ter Dowie e a controvérsia da Cura Divina por trás dele, mas ele tinha sido emocionalmente queimado por isso. Torrey e um ex-aluno, Charles M. Alexander, foram para a Austrália e fizeram parte de uma enorme campanha evangelística que incluiu reuniões em cinquenta centros diferentes. Um incêndio irrompeu na Austrália quando milhares foram levados a Cristo. Ele passou os seis meses seguintes viajando pela Austrália, Tasmânia e Nova Zelândia. Eles receberam um telefonema para ir para a Inglaterra, então decidiram parar na Índia por seis semanas no caminho. Da Inglaterra eles foram para a Escócia, França e Alemanha. Depois voltaram para a Inglaterra e seguiram para a Irlanda e o País de Gales. Acredita-se que grande parte da oração e do ministério que Torrey fez no País de Gales levou ao rompimento do renascimento galês em 1904. Eles voltaram a Londres mais uma vez e realizaram dois meses de reuniões no Royal Albert Hall de fevereiro a junho de 1905. Foi anunciado no final das reuniões que mais de 1.000.000 pessoas compareceram e houve mais de 17.000 conversões. Ele voltou para casa na América em dezembro de 1905. Ele decidiu que Deus o estava chamando para continuar seus reavivamentos evangelísticos nos Estados Unidos e no Canadá. 

Torrey descansou por um tempo e iniciou a Conferência Bíblica Montrose em 1908. Ele retornou à Inglaterra, Escócia e Irlanda em 1911 para outra rodada de reuniões. Ele se mudou para a Costa Oeste em 1912 e tornou-se o decano do Instituto Bíblico de Los Angeles e começou a Igreja da Porta Aberta, que ele pastoreou até 1924. 

Em 1923, Torrey sentiu a necessidade de responder ao que estava vendo. Ele escreveu um pequeno livro chamado "Cura Divina". Ele definiu claramente sua crença de que Deus ainda curava e que ele havia visto muitas curas sob seu próprio ministério. Ele disse que poderia "conversar por horas" sobre as curas que tinha visto quando orou pelas pessoas. Por outro lado, ele passou a acreditar em um conjunto de requisitos para a verdadeira cura. Ele usou Tiago 5:14-15 para dizer que somente os anciãos da igreja deveriam ter permissão para orar pelos enfermos e ungi-los com óleo e eles deveriam orar pela cura se recebessem a oração da fé. Ele acreditava que os anciãos se referiam apenas a homens e, portanto, somente líderes de igrejas masculinas poderiam ser chamados a orar pelos enfermos. Ele particularmente fez questão de dizer para não chamar uma mulher com uma personalidade magnética ou hipnótica (McPherson?). Em segundo lugar ele levou 2 Reis 13; 14 e 2 Timóteo 4:20 para provar que às vezes não era a vontade de Deus curar. Eliseu, que estava perto de Deus, adoeceu e morreu. Paulo, que era um homem de grande oração, teve que deixar Trófimo doente em Mileto. Ele acreditava que as reuniões públicas eram impróprias em relação a Tiago 5: 14-15, já que era apenas o trabalho dos anciãos para orar pelos enfermos. Em seguida, ele destacou que os indivíduos poderiam orar por si mesmos ou por outros, se não ungissem com óleo. Finalmente, Torrey disse que o "uso de meios" ou remédios não era errado, baseado na advertência de Paulo a Timóteo de tomar um pouco de vinho para o estômago.

Torrey foi em primeiro lugar um evangelista. Ainda assim ele disse: "Deus cura em resposta à oração hoje? Ele realmente cura as pessoas que estão além da habilidade do médico e além de toda ajuda humana? Ele faz milagres hoje? A todas essas perguntas eu respondo, Ele faz. Não apenas ensina a Bíblia, mas a experiência demonstra isso ". Torrey teria visto as coisas sob uma luz diferente se não tivesse encontrado Dowie? Só Deus sabe a resposta para essa pergunta. Torrey morreu em 26 de outubro de 1928. Suas notáveis ​​campanhas evangelísticas permanecem, como as de seu amigo Moody, uma marca registrada de movimentos cristãos eficazes e memoráveis.

Reuben A. Torrey - O sucessor de Moody

 

Reuben Archer Torrey 
(evangelista americano, pastor, educador e escritor

 

 

 

 

Biografia

 

Excelência em duas áreas do ministério foi alcançado por poucos líderes cristãos, e tem sido um caso raro encontrar alguém que tenha sido talentoso em três áreas, mas para se destacar em quatro ministérios parece quase impossível ... mas isso já aconteceu duas ou três vezes na história. Reuben Archer Torrey foi um deles, pois ele foi conhecido como grande educador, como excelente pastor, como  evangelista internacional  e como prolífero escritor.    

Além de seus óbvios dons em todas essas áreas, ele também era um homem de oração, um estudante da Bíblia, e um excelente  ganhador de almas. Diz-se que ele diariamente lia a Bíblia em quatro línguas, tinha um bom conhecimento de grego e hebraico. Alguns estudantes da história da igreja diziam que ele fez mais para promover o evangelismo pessoal do que qualquer outro homem desde os dias dos apóstolos. Sua vida de oração tem sido raramente igualada nos anais da cristandade. Uma de suas frases favoritas era, "Eu amo a pregar o Evangelho de Jesus Cristo."

 

Torrey era filho de um advogado de Nova York e banqueiro. Seus pais, Reuben e Elizabeth, eram cristãos refinados e cultos, sua mãe passava muito tempo em oração por seu filho. A família se mudou para o Brooklyn quando ele tinha três anos e, quando tinha dez anos, mudaram-se novamente para uma casa de campo em 200 hectares em meio a terras altas do Estado de Nova Iorque. A fortuna do pai foi perdida, de modo que eventual herança de Torrey era apenas uma caixa de fósforos e um par de botões de manga. O Dia do Senhor foi respeitado, mas as restrições um pouco negligentes no resto da semana produziram um adolescente mundano. Uma vez, no sótão, ele leu um livro que explicava sobre o que era ser um cristão, e ele sentiu que Deus podia fazer dele um pregador ao invés de um advogado, e ele foi determinado a  seguir adiante.

 

 

Aos quinze anos ele estava na Universidade de Yale e passou por um período de ceticismo escolar. Sua mente rápida aprendia facilmente. Ele era um grande dançarino  e sua consciência não mais  o perturbava sobre a vida promíscuo do campus colegial. "O que mais eu poderia querer?" , pensou. "Eu tenho tudo que eu preciso para me fazer feliz."prazeres sociais e , como pistas de corrida, jogos de cartas ,  teatro, dança, etc...

 

Uma noite, em Yale, ele sonhou com  sua mãe vindo a ele como um anjo pedindo-lhe para pregar. Sua melancolia aumentou. Ele teve um súbito impulso para cometer suicídio. Ele correu para a pia para pegar uma navalha ou qualquer outro instrumento afiado que poderia servir a esse propósito, mas não conseguiu encontrar uma arma adequada. Sua mãe, a quilômetros de distância, foi tirada de sua cama por um poder invisível para orar por seu filho, cuja fé foi abalada. O Jovem Reuben, que estava prestes a cometer suicídio de uma forma ou de outra, foi tomado por um desejo de orar. Estalando de volta à realidade, ele se ajoelhou ao lado da cama e pediu ao Senhor Jesus a entrar em seu coração. Ele disse: "Oh, Deus, livrai-me deste fardo – Se quiseres, até pregar tua palavra eu vou"

 

Ele voltou para a cama com uma paz reconfortante e resolveu em sua mente por um fim em sua velha vida e iniciar uma vida nova nos caminhos  de Deus.

 

Isto aconteceu na primavera de 1875, quando Torrey tinha 18 anos. E na capela de Yale, Connecticut,   fez sua profissão de fé pública.

 

Ganhar pessoas para Cristo tornou-se uma obsessão com ele, e logo ele ficou conhecido como um grande  ganhador de almas. Depois de sua conversão, ele falou de Jesus para sua professora de dança: "comecei a argumentar com ela através das Escrituras. Demorou duas horas, mas ela aceitou a Cristo.".

 

Ambos os seus pais morreram, no verão de 1877.

 

Enquanto no seminário, Torrey ouviu pela primeira vez D L Moody, um homem a quem os alunos chamavam de estranho e até mesmo de  evangelista ignorante. Após Moody falar, Torrey e outros perguntaram, "Diga-nos como ganhar  as pessoas para Jesus Cristo." Moody disse:"Vá para ele! Essa é a melhor maneira de aprender!" Então Torrey mergulhou no trabalho pessoal de evangelismo começando ali nas reuniões. Seu método consistia em colocar a Bíblia nas mãos das pessoas e fazia com que ele lesse um trecho da bíblia selecionado. Torrey, então, fazia perguntas sobre as palavras e frases da passagem até que o candidato entendesse. Sua abordagem a pessoas às vezes era brusca e sempre direta. Torrey também ouviu Moody dizer em outro sermão, "A fé pode fazer qualquer coisa!" e fé tornou-se a tônica de sua vida. A Leitura das obras de Finney também o ajudou a moldar sua vida.

Torrey se casou com Clara Smith em 22 de outubro de 1879. Sua esposa era uma inspiração constante para ele. Eles tiveram cinco filhos:  Edith, Blanche, Reuben, Elizabeth, e  Margaret .

 

 

 

 

Sr. Torrey também fez o hábito de realizar reuniões especiais de oração pedindo a Deus para derramar o Seu Espírito com grande poder em todo lugar que ele ia. Mal sabia ele  como isso seria instrumento para atrair o avivamento que veio uns tempos depois.

 

Um dia, DL Moody ouviu falar de Torrey e o chamou para dirigir a Chicago Evangelization Society (mais tarde Moody Bible Institute ), guiando-o desde o seu início 26 de setembro de 1889, até 1908. Ele lançou as bases para o currículo e o programa de trabalho cristão prático. Após a morte de Moody,Torrey foi considerado o seu sucessor nas cruzadas evangelísticas.

 

Na escola, os alunos ficavam constantemente espantados com a sua capacidade. Seu ensino e suas oração ousadas tornaram-se conhecidas. Seu sucessor, James Gray, disse dele: "Poucos homens estavam mais bem equipados do que ele para expor as Sagradas Escrituras diante de uma platéia popular ou em uma sala de aula."

 

E como ele gostava de  orar! Um estudante relatou como ele foi ao escritório de Torrey com uma necessidade particular, e após se ajoelharem em oração, ambos se derreteram em lágrimas diante de Deus. Seu livreto, "How to Pray" ( Como orar )é um clássico sobre a arte de orar.

 

Torrey também tomou sobre si o pastorado da Igreja Avenue Chicago (agora Moody Memorial Church) 1894-1905, onde mais uma vez ele empunhava uma enorme quantidade de influência no mundo cristão. O auditório de 2.200 lugares, logo começou a ser preenchido. Torrey disse mais tarde que ele nunca viu um dia onde alguém não fosse salvo como resultado do trabalho da igreja. O sucesso foi reuniões de oração era tão grande, que por toda a cidade havia pequenos grupos de oração que ficavam até tarde na noite de sábado, ou iniciavam bem cedo na manhã de domingo para orar pelo seu pastor e pela igreja. Isso, além do fato de que seus discípulos sempre eram treinados em ganhar almas, produziu uma igreja que vivia em uma atmosfera de renascimento constante. Todo ano ele passava vários meses em Northfield, Massachusetts, ensinando e pregando nas várias conferências de lá.

Em 1898, uma reunião de oração semanal começou no Instituto Bíblico cada noite de sábado das 9 às 10 Pm O atendimento cresceu rapidamente para 300 pessoas. Sua finalidade era a orar por um avivamento mundial. Pelos próximos três anos, as reuniões de oração continuaram, seguido por Torrey e três ou quatro companheiros que faziam uma segunda reunião de oração até cerca de 02:00.

Uma noite Torrey sentiu um peso em seu coração e creu que Deus iria mandá-lo ao redor do mundo para pregar o Evangelho. Dentro de uma semana dois estranhos das  Igrejas unidas Melbourne,  se aproximaram dele depois de um culto de domingo e lhe fizeram um convite para pregar em cultos evangelísticos na Austrália. Ele ficou atordoado e desafiado pela proposta. Parecia que os anos de oração estavam prestes a dar frutos.

Chamadas vieram de outras importantes cidades da Austrália, Tasmânia e Nova Zelândia, onde ministrou para os próximos seis meses. Em Sydney, Torrey falou para milhares de pessoas no enorme salão da cidade, com centenas de convertidos. Certa vez, em uma cidade australiana, um homem de grande estatura trovejou para Torrey, "Eu não sou cristão, mas eu sou moral,  honrado e íntegro - e eu gostaria de saber o que você tem contra mim" Torrey olhou diretamente nos olhos e respondeu:"Conjuro-vos, senhor, de alta traição contra o Rei do Céu!"

Até 2000 grupos de oração foram organizados por Torrey em várias partes do país, orando continuamente por avivamento! Duas campanhas foram realizadas na Tasmânia em Launceston e Hobart. O peso-pesado campeão de boxe da Tasmânia confessou Cristo como Salvador na mesma noite, um membro do Parlamento também aceitou a Cristo. O Fogo do reavivamento eclodiu com um total de 20.000 decisões por Cristo na distante Austrália.

Em setembro de 1903, eles estavam de volta na Inglaterra, para o início da cruzada em Liverpool. Em quatro semanas,  cerca de cinco mil se convertidos. As multidões se tornaram tão grandes que duas reuniões por noite teve de ser realizada, uma para mulheres, e a segunda para os homens. Em Dublin, na Irlanda, no Metropolitan Hall, cerca de 3.000 aceitaram a Cristo.

Em 1904, cerca de 30.000 pessoas ao redor do mundo se comprometeram a orar para a equipe e pelo reavivamento em todo o mundo. Em janeiro de 1904, começou a campanha de Birmingham. Provavelmente foi a campanha mais bem sucedida realizada em qualquer lugar em sua turnê. As reuniões foram realizadas em Bingley Hall, com capacidade para 8000 com espaço para 2.000 ouvintes de pé. A cruzada de trinta dias teve cerca de 7.000 conversões!

 Em setembro de 1904, a equipe estava em Bolton, no País de Gales (3.600 salvos), e depois para Cardiff para um auditório de 7.000 lugares, o que preparou o caminho para Evan Roberts, que  levaria a nação aos Deus no próximo ano n o grande avivamento do País de Gales. Certamente, as centelhas de reavivamento foram acesas nessas reuniões.

 De Cardiff, os evangelistas voltaram a Liverpool para realizar uma campanha de nove semanas. Cerca de 7.000 foram salvos e um velho morador disse que o trabalho superou até mesmo as cruzadas de Moody e Sankey muitos anos antes. O coral foi o maior coral evangélico já organizado até aquele momento. Dois banquetes foram realizadas, com média de 2,2 mil para cada uma das pessoas pobres de Liverpool, com média de cerca de 225 decisões por Cristo em cada um.

De fevereiro a junho de 1905, a famosa cruzada de Londres foi realizada. As despesas totais atingiram 85.000 dólares, com cerca de 15 mil conversões professos. Um coro de 1.000 vozes ajudou todas as noites. A cruzada começou  Royal Albert Hall com 11.000 assentos em 04 de fevereiro com uma bem-vinda por muitos dos dignitários das cidades. O primeiro culto evangelístico foi realizada na noite seguinte, com 10.000 tendo que ficar do lado de fora. Cerca de 250 foram salvos. Uma conhecida cantora de concertos chamada  Quentin Ashlyn foi salva logo depois. Parecia que toda Londres estava cantando hinos de reavivamento. O hino "Glória Song" se ouvia por toda a cidade. 6.500 pessoas foram salvas no Royal Albert Hall, com reuniões especiais para homens e crianças. Um serviço de fechamento no Royal Albert Hall anunciou os totais: 202 Reuniões, 1.114.650 participantes (média de 5.500 por serviço), com mais de 17 mil convertidos!

Desde os dias de Moody e Sankey não se tinha tinha visto a Grã-Bretanha tão agitada. Um total de 70.000 vieram ao Senhor durante estes três anos de ministério ali. 

De 1906 a 1911, uma série pesada de cruzadas na América ocupado seu tempo. Oswald J. Smith foi convertido em 1906 em Toronto. As manchetes dos jornais soaram para fora, "O inferno é absolutamente certo, Dr. Torrey adverte seus ouvintes!"

 

Milhares de pessoas foram treinados na escola, incluindo Charles E. Fuller, famoso pregador de rádio da próxima geração.

 

Em 1919 ele visitou o Japão e a China com o Evangelho e, em 1921, ele visitou a China e Coréia, em esforços evangelísticos.

 

Houghton, pregando o seu funeral, disse: "... Mas aqueles que conheciam Dr. Torrey mais intimamente o conheciam como um homem de oração regular e ininterrupta Ele sabia o que significava orar sem cessar Com horário definido sistematicamente separados para oração.. , deu-se diligentemente a este ministério. "

Reuben A. Torrey escreveu cerca de quarenta livros e seus escritos práticos sobre o Espírito Santo, oração, salvação, e métodos de ganhar almas e evangelismo ainda são os favoritos de muitos cristãos. Torrey dizia aos ministros que, caso não pregassem a Lei, eles não teriam resposta à pregação do evangelho. E a Lei que mostra nossa necessidade do evangelho, nossa necessidade da salvação, nossa necessidade de perdão! É correto dizer que nossa obrigação não é guardar a Lei do Antigo Testamento. Como cristãos sinceros estamos sob a lei elevada de Cristo – a que é representada em Seu amor e graça Porém, tudo que é moralmente ordenado nos Dez Mandamentos ainda abrange os princípios morais que são a vontade de Deus para o Seu povo. E eles não mudaram! Deus deu-nos leis para que nos pudéssemos corresponder fazendo uso da sua graça. A graça do Senhor Jesus é a resposta as leis que Deus nos deu.

Seu primeiro livro foi como levar os homens a Cristo (1893). Suas últimas, Palestras sobre a Primeira Epístola de João , publicado em 1929 após a sua morte. Sua obra Como promover e realizar um Revival Sucesso (1901) é considerado um dos melhores livros sobre evangelismo pessoal e em massa já escritos.

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