O herói deste livro é Neemias. Ele era o copeiro de Artaxerxes, o rei da Pérsia, e conseguiu licença para voltar a Jerusalém a fim de reconstruir as muralhas da cidade. Durante os seus doze anos como governador da terra de Judá (Ne 5.14), Neemias reconstruiu as muralhas de Jerusalém e realizou uma série de reformas religiosas e sociais entre o povo. Ele dependia totalmente de Deus e, muitas vezes, orava pedindo a ajuda de Deus (Ne 1.5-10; ver Ne 4.4). A primeira parte do livro (caps. 1—7) pode ser chamada de “Memórias de Neemias”, porque conta uma série de coisas que o próprio Neemias fez. Ele voltou para Jerusalém e, com a ajuda dos habitantes da cidade, reconstruiu as muralhas da cidade. Havia muitos inimigos, mas, finalmente, a construção chegou ao fim, e as muralhas foram inauguradas.

Na segunda parte do livro (caps. 8—10), quem aparece com destaque é Esdras, o sacerdote e mestre da Lei (Ed 7—10). Depois de leitura pública da Lei e da celebração da Festa das Barracas (cap. 8), o povo confessou seus pecados (Ne 9.1-37) e fez um acordo solene com Deus, prometendo viver segundo o que manda a Lei de Moisés (Ne 9.38—10.39). O livro termina falando sobre outras atividades de Neemias (caps. 11—13). 

"Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos." Sl. 119.105 - Eis a razão de muitos estarem nas trevas, inclusive muitos que conhecem a letra, mas não tem a Palavra na sua vida. A sociedade está sucumbindo, caída, vive tropeçando; e tropeça porque não importa o tanto que tentem abrir olhos estão nas trevas, na mais escura treva, num breu que não lhes permite ver nada.

Devocional 2017

Devocional on-line grátis!

capa cibi2017 books empilhados

Diante dos problemas, Neemias aprendeu o que Deus pode fazer através da vida de uma pessoa disposta.

Copyright©2018, AlcanceVitória® - CNPJ: 20.530.998/0001-43 - Todos os Direitos Reservados.
AlcanceVitória® | Documentation