Batalha Espiritual

Escrito por Elton Melo
Exorcistas culpam Harry Potter por aumento de possessões. Padres dizem que nos últimos anos cresceu a busca por “libertação”. Dois dos maiores exorcistas da Igreja Católica no Reino Unido acreditam que as pessoas dão   acesso do seu corpo aos demônios quando consomem bebidas alcoólicas, assistem pornografia e têm contato com os livros e filmes de Harry Potter. Os religiosos, que preferiram não se identificar, relataram que nos últimos anos cresceu a busca de ingleses por “libertação”.

Em entrevista ao jornal The Times, explicaram que existe uma “obsessão” das pessoas com o sobrenatural e a queda do número de adeptos do cristianismo está causando isso.

Eles defendem que “É normal para os seres humanos ter uma fascinação mórbida com a ideia de uma batalha contra o mal”. Para os padres, as pessoas se deixam levar por programas de TV que mostram as trevas como algo fascinante, até bonito.

Alguns compartimentos “enfraqueceriam” as defesas humanas contra o diabo, contam os exorcistas, sublinhando que a influências demoníaca não pode ser confundida com problema de saúde mental. Também ressaltam a necessidade de diferenciar “opressão”, onde uma presença demoníaca tem controle parcial, da “possessão”, onde o espírito do mal assume o controle total.

Cada uma das 22 dioceses da Inglaterra e País de Gales precisam indicar um exorcista ao Vaticano, mas nem sempre o fazem. Eles recebem um treinamento específico e acabam sendo autorizados a realizar os rituais tradicionais.

Um dos padres, o exorcista da Arquidiocese de Southwark, assevera que “há um maior interesse em exorcismos… Por muitas razões. A cultura popular está cheia de histórias sobrenaturais. Os jovens assistem programas sobre vampiros e Harry Potter. Por mais que as pessoas afirmem não ter religião, continua existindo a necessidade de acreditar em algo invisível”.

Segundo ele, há casos de pessoas que adquirem, de repente, a capacidade de prever o futuro ou de falar um novo idioma. Alguns passam a ter medo de objetos sagrados. Cauteloso, o padre de Southwark afirma que ele só realiza o exorcismo quando tem certeza que há necessidade, que seriam cinco por cento dos candidatos. Os demais recebem apenas oração e uma bênção.

Os exorcistas ingleses comemoram o fato que o papa Francisco ter voltado a falar do diabo como um ser real, o que despertou os fiéis.

Contudo, de tempos em tempos surgem polêmicas envolvendo o tema. Em 2008, o padre Jeremy Davies, exorcista de Westminster, afirmou que a homossexualidade e a promiscuidade poderiam levar à possessão demoníaca. Também disse que Satanás engana as pessoas, fazendo-as acreditar que aborto, casamento gay e contracepção são aceitáveis a Deus.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Encontrou um erro de digitação? Por favor, selecione-o e pressione Ctrl + Enter.
Categoria: