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CAPÍTULO XII - O LUGAR DA ORAÇÃO ANTES E DURANTE OS REAVIVAMENTOS

Nenhum estudo do assunto Como Orar seria completo se não considerasse o lugar de oração nos reavivamentos.

O primeiro grande reavivamento da história cristã teve sua origem no lado humano em uma reunião de dez dias de oração. Lemos sobre aquele punhado de discípulos: “Todos estes, de comum acordo, perseveravam na oração”. (Atos 1:14, R.V.) O resultado dessa reunião de oração que lemos no capítulo 2 dos Atos dos Apóstolos,

“Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem.” (V.4) Mais adiante, no capítulo, lemos que “ali foram acrescentados naquele dia cerca de três mil almas. ”(v.41, RV) Este reavivamento provou ser genuíno e permanente. Os convertidos “continuaram firmemente no ensinamento dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.” (V.42, RV) “E o Senhor acrescentou a eles, dia a dia, aqueles que estavam sendo salvos.” (V. 47, RV)

Todo verdadeiro reavivamento daquele dia para este teve sua origem terrestre em oração. O grande reavivamento de Jonathan Edwards no século XVIII começou com seu famoso chamado à oração. A obra maravilhosa da graça entre os índios sob Brainerd teve sua origem nos dias e noites que Brainerd passou diante de Deus em oração por um revestimento de poder do alto para este trabalho.

Uma demonstração mais notável e difundida do poder de reavivamento de Deus foi a que eclodiu em Rochester, Nova York, em 1830, sob os esforços de Charles G. Finney. Não só se espalhou por todo o estado, mas também para a Grã-Bretanha. O próprio Sr. Finney atribuiu o poder desse trabalho ao espírito de oração que prevaleceu. Ele descreve em sua autobiografia nas seguintes palavras:

“Quando eu estava a caminho de Rochester, quando passamos por uma aldeia, cerca de cinquenta quilômetros a leste de Rochester, um irmão ministro que conheci, me vendo no barco do canal, pulou a bordo para ter uma pequena conversa comigo, pretendendo andar um pouco e voltar. No entanto, ele ficou interessado em conversar e, ao descobrir aonde eu estava indo, decidiu continuar e ir comigo a Rochester. Estivemos lá apenas alguns dias quando este ministro ficou tão convencido que não pôde deixar de chorar em voz alta ao mesmo tempo em que passávamos pela rua. O Senhor deu a ele um poderoso espírito de oração e seu coração se partiu. Quando eu e ele oramos juntos, fiquei impressionado com a fé dele em relação ao que o Senhor faria ali. Lembro-me de que ele diria: "Senhor, não sei como é; mas parece que sei que Tu farás um grande trabalho nesta cidade. ”O espírito de oração foi derramado poderosamente, tanto que algumas pessoas ficaram longe dos serviços públicos para orar, sendo incapazes de restringir seus sentimentos sob pregação.

“E aqui devo apresentar o nome de um homem, a quem devo mencionar com frequência, o Sr. Abel Clary. Ele era o filho de um homem excelente e um ancião da igreja onde eu estava convertido. Ele foi convertido no mesmo avivamento em que eu estava. Ele tinha sido licenciado para pregar; mas seu espírito de oração era tal, ele estava tão sobrecarregado com as almas dos homens, que ele não era capaz de pregar muito, todo o seu tempo e força sendo dada à oração. O fardo de sua alma freqüentemente seria tão grande que ele era incapaz de se levantar, e ele se contorcia e gemia em agonia. Eu estava bem familiarizado com ele e sabia algo sobre o maravilhoso espírito de oração que ele havia recebido. Ele era um homem muito silencioso, como quase todos são que têm esse poderoso espírito de oração."

“A primeira vez que soube dele em Rochester, um cavalheiro que morava cerca de um quilômetro a oeste da cidade, me procurou um dia e perguntou se eu conhecia um Sr. Abel Clary, um ministro. Eu disse a ele que o conhecia bem. "Bem", ele disse, "ele está em minha casa e está lá há algum tempo, e não sei o que pensar dele". Eu disse: "Eu não o vi em nenhuma de nossas reuniões". "Não", ele respondeu, "ele não pode ir à reunião", diz ele. Ele ora quase o tempo todo, dia e noite, e em tal agonia mental que não sei o que fazer com isso. Às vezes, ele não consegue nem ficar de joelhos, mas se deitará prostrado no chão, gemendo e orando de uma maneira que me surpreende. ”Eu disse ao irmão:“ Eu entendo: por favor, fique quieto. Tudo vai sair certo; ele certamente prevalecerá.

“Eu conhecia na época um número considerável de homens que se exercitavam da mesma maneira. Um diácono P-, de Camden, condado de Oneida; um diácono T-, de Rodman, condado de Jefferson; um diácono B - de Adams, no mesmo condado; o Sr. Clary e muitos outros entre os homens, e um grande número de mulheres partilhavam do mesmo espírito e passavam grande parte do tempo em oração. Padre Nash, como o chamamos, que em vários dos meus campos de trabalho veio a mim e me ajudou, era outro daqueles homens que tinham um espírito tão poderoso de orar prevalecente. Este Sr. Clary continuou em Rochester, enquanto eu o fiz, e não o deixou antes de eu partir. Ele nunca, que eu poderia aprender, apareceu em público, mas se entregou totalmente à oração.

“Eu acho que foi no segundo sábado que eu estava em Auburn neste momento, observei na congregação a face solene do Sr. Clary. Ele parecia estar sendo levado com uma agonia de oração. Estando bem familiarizado com ele e conhecendo o grande dom de Deus que estava sobre ele, o espírito de oração, fiquei muito feliz em vê-lo ali. Ele se sentou no banco com seu irmão, o médico, que também era professor de religião, mas que não tinha nada pela experiência, eu deveria pensar, do grande poder de seu irmão Abel com Deus.

“No intervalo, assim que desci do púlpito, o Sr. Clary, com seu irmão, encontrou-me na escada do púlpito, e o médico me convidou para ir para casa com ele, passar o intervalo e tomar uns refrescos. Eu fiz.

“Depois de chegar à sua casa, logo fomos convocados para a mesa de jantar. Nos reunimos em volta da mesa, e o Dr. Clary virou-se para o irmão e disse: "Irmão Abel, você vai pedir a bênção?" O irmão Abel inclinou a cabeça e começou, audivelmente, a pedir uma bênção. Ele proferiu apenas uma sentença ou duas quando ele quebrou instantaneamente, moveu-se subitamente de volta da mesa e fugiu para seu quarto. O médico supôs que ele havia ficado doente de repente, levantou-se e seguiu-o. Em alguns momentos ele desceu e disse: "Sr. Finney, irmão Abel quer ver você. "Disse eu," O que o aflige? "Disse ele.

'Eu não sei, mas ele diz, você sabe. Ele aparece em grande angústia, mas acho que é o estado de sua mente. ”Entendi em um momento e fui para o seu quarto. Ele ficou deitado gemendo sobre a cama, o Espírito fazendo intercessão por ele e nele, com gemidos que não podiam ser proferidos. Eu mal tinha entrado na sala, quando ele disse: "Reze, irmão Finney." Eu me ajoelhei e o ajudei em oração, levando sua alma para a conversão dos pecadores. Continuei a orar até que sua aflição passasse e voltei para a mesa de jantar.

Eu entendi que essa era a voz de Deus. Vi que o espírito de oração estava sobre ele, e senti sua influência sobre mim mesmo, e tomei por certo que o trabalho iria avançar poderosamente. Isso aconteceu. O pastor me disse depois que ele descobriu que nas seis semanas que estive lá, quinhentas almas foram convertidas.

O Sr. Finney, em suas palestras sobre reavivamentos, fala de outros notáveis ​​despertares em resposta às orações do povo de Deus. Ele diz em um lugar: “Um clérigo em W — n me falou de um reavivamento entre seu povo, que começou com uma mulher zelosa e dedicada na igreja. Ela ficou ansiosa com os pecadores e foi orar por eles; ela orou e sua angústia aumentou; e ela finalmente foi até seu ministro, conversou com ele e pediu-lhe que marcasse uma reunião ansiosa, pois achava que era necessário. O ministro a dispensou, pois ele não sentiu nada disso. Na semana seguinte ela voltou e implorou a ele que marcasse uma reunião ansiosa, ela sabia que haveria alguém para vir, pois ela sentia como se Deus fosse derramar o Seu Espírito. Ele a colocou de novo. E finalmente ela disse a ele: 'Se você não marcar uma reunião ansiosa, eu morrerei, pois certamente haverá um avivamento.' No sábado seguinte ele marcou uma reunião e disse que se houvesse alguém que desejasse conversar com ele sobre a salvação de suas almas, ele os encontraria em tal noite. Ele não sabia de um, mas quando foi ao local, para seu espanto, encontrou um grande número de inquiridores ansiosos.

Ainda em outro lugar, ele diz: “O primeiro raio de luz que chegou à meia-noite que repousava sobre as igrejas no condado de Oneida, no outono de 1825, era de uma mulher de saúde debilitada, que, acredito, nunca esteve em um poderoso reavivamento. Sua alma foi exercida sobre os pecadores. Ela estava em agonia pela terra. Ela não sabia o que a afligia, mas continuava rezando mais e mais, até que parecia que sua agonia destruiria seu corpo. Finalmente ela ficou cheia de alegria e exclamou: "Deus veio! Deus veio! Não há erro nisso, o trabalho começou e está passando por toda a região! ”E com certeza o trabalho começou e sua família quase se converteu, e o trabalho espalhou-se por toda parte do país.”

O grande reavivamento de 1857 nos Estados Unidos começou em oração e foi realizado pela oração mais do que por qualquer outra coisa. O Dr. Cuyler em um artigo em um jornal religioso há alguns anos disse: “A maioria dos avivamentos tem origens humildes, e o fogo começa em alguns corações calorosos. Nunca despreze o dia das pequenas coisas. Durante todo o meu ministério, quase todas as obras da graça tiveram um começo semelhante. Um deles começou em uma reunião reunida em uma hora de antecedência em uma casa particular. Outro começou em um grupo reunido para estudo bíblico pelo Sr. Moody em nossa capela da missão. Ainda outro - o mais poderoso de todos - foi acendido em uma amarga noite de janeiro em uma reunião de jovens cristãos sob meu teto. O Dr. Spencer, em seu "Esboço dos Pastores" (o livro mais sugestivo que já li), nos diz que um notável reavivamento em sua igreja surgiu das fervorosas orações de um velho piedoso que estava confinado ao seu quarto. por claudicação. Aquele cristão profundo, Dr. Thomas H. Skinner, do Seminário Teológico da União, uma vez me deu um relato de uma notável união de três homens sinceros em seu estudo quando ele era o pastor da Arch Street Church na Filadélfia. Eles literalmente lutaram em oração. Eles fizeram um peito limpo em confissão de pecado e se humilharam diante de Deus. Um e outro oficial da igreja entrou e se juntou a eles. A chama acesa pelo céu logo se espalhou por toda a congregação em um dos avivamentos mais poderosos já conhecidos naquela cidade.”

No início do século XVII houve um grande despertar religioso em Ulster, na Irlanda. As terras dos chefes rebeldes que haviam sido confiscadas para a coroa britânica foram assentadas por uma classe de colonos que em sua maioria eram governados por um espírito de aventura selvagem. A piedade real era rara. Sete ministros, cinco da Escócia e dois da Inglaterra, estabeleceram-se naquele país, sendo as primeiras chegadas em 1613. De um desses ministros nomeados Blair é registrado por um contemporâneo: "Ele passou muitos dias e noites em oração, sozinho e com outros, e foi concedida grande intimidade com Deus. ”O Sr. James Glendenning, um homem de dons naturais muito escassos, era um homem de mentalidade similar em relação à oração. O trabalho começou sob este homem Glendenning. O historiador da época diz: “Ele era um homem que nunca teria sido escolhido por uma sábia assembléia de ministros nem enviado para iniciar uma reforma nesta terra. No entanto, esta foi a escolha do Senhor para começar com ele a obra admirável de Deus que eu mencionei de propósito para que todos possam ver como a glória é apenas do Senhor ao fazer uma nação santa nesta terra profana, e que 'não era por força, nem pelo poder, nem pela sabedoria do homem, mas pelo Meu Espírito, diz o Senhor. '”Em sua pregação em Oldstone, multidões de ouvintes sentiam-se em grande ansiedade e terror de consciência. Eles olharam para si mesmos como completamente perdidos e condenados, e clamaram: “Homens e irmãos, o que faremos para sermos salvos?” Eles foram desmaiados pelo poder de Sua Palavra. Uma dúzia em um dia foi realizada de portas mortas. Não eram mulheres, mas alguns dos espíritos mais ousados ​​do bairro; “Alguns que anteriormente não temiam com suas espadas para colocar uma cidade inteira no mercado em uma briga.” A respeito de um deles, então um homem poderoso, agora um poderoso cristão, diz que seu fim em vir à igreja era consultar com seu companheiros como trabalhar alguma maldade. ”

Este trabalho espalhou-se por todo o país. No ano de 1626, um concerto mensal de oração foi realizado em Antrim. O trabalho se espalhou além dos limites de Down e Antrim para as igrejas dos condados vizinhos. Tão grande tornou-se o interesse religioso que os cristãos chegariam a trinta ou quarenta milhas até as comunhões, e continuariam a partir do momento em que chegassem até que voltassem sem cansar-se ou fazer uso do sono. Muitos deles não comiam nem bebiam, e no entanto alguns deles professavam que “iam embora mais frescos e vigorosos, suas almas tão cheias do senso de Deus”.

Esse reavivamento mudou todo o caráter da Irlanda do Norte.

Outro grande despertar na Irlanda em 1859 teve uma origem um pouco semelhante. Por muitos que não sabiam, pensava-se que esta obra maravilhosa veio sem aviso prévio e preparação, mas o Rev. William Gibson, moderador da Assembléia Geral da Igreja Presbiteriana na Irlanda em 1860, em sua muito interessante e valiosa história da o trabalho conta como houve preparação por dois anos. Houve uma discussão constante na Assembléia Geral sobre o estado baixo da religião e sobre a necessidade de um reavivamento. Houve sessões especiais para oração. Finalmente, quatro jovens, que se tornaram líderes na origem da grande obra, começaram a se reunir em uma antiga escola no bairro de Kells. Na primavera de 1858, uma obra de poder começou a se manifestar. Espalhou-se de cidade em cidade e de condado em condado. As congregações tornaram-se grandes demais para os edifícios e as reuniões eram realizadas ao ar livre, muitas vezes acompanhadas por milhares de pessoas. Muitas centenas de pessoas foram freqüentemente condenadas pelo pecado em uma única reunião. Em alguns lugares, as cortes e cadeias criminais foram fechadas por falta de ocupação. Houve manifestações do poder do Espírito Santo de caráter mais notável, provando claramente que o Espírito Santo está tão preparado para o trabalho atual como nos dias apostólicos, quando ministros e cristãos realmente crêem Nele e começam a preparar o caminho pela oração.

O maravilhoso trabalho de Moody na Inglaterra, na Escócia e na Irlanda, que depois se espalhou pela América, teve sua origem no lado do homem em oração. O Sr. Moody deixou pouca impressão até que homens e mulheres começaram a clamar a Deus. De fato, sua ida para a Inglaterra foi em resposta aos gritos importunos para Deus de um santo de cama. Enquanto o espírito de oração continuou, o reavivamento permaneceu em força, mas no decorrer do tempo cada vez menos se fez oração e o trabalho caiu muito perceptivelmente no poder. Sem dúvida, um dos grandes segredos da insatisfação e da superficialidade e irrealidade de muitos dos nossos modernos reavivamentos, é que mais dependência é colocada sobre o mecanismo do homem do que sobre o poder de Deus, buscado e obtido por uma oração fervorosa, persistente e crente. Vivemos em um dia caracterizado pela multiplicação das máquinas do homem e a diminuição do poder de Deus. O grande grito dos nossos dias é trabalho, trabalho, trabalho, novas organizações, novos métodos, novas máquinas; a grande necessidade do nosso dia é a oração. Foi um golpe de mestre do diabo quando ele conseguiu a igreja tão geralmente para pôr de lado esta poderosa arma de oração. O diabo está perfeitamente disposto a que a igreja multiplique suas organizações e habilmente consiga maquinário para a conquista do mundo para Cristo, se ele desistir de orar. Ele ri enquanto olha para a igreja hoje e diz para si mesmo:

“Você pode ter suas escolas dominicais e suas Sociedades dos Jovens, suas Associações Cristãs de Rapazes e suas Uniões Femininas de Temperança Cristã, suas Igrejas Institucionais e suas Escolas Industriais e suas Brigadas de Rapazes, seus grandes corais e seus órgãos sutis, seus brilhantes pregadores. e seus esforços de avivamento também, se você não trouxer o poder do Deus Todo-Poderoso para eles através de fervorosa, persistente, crente e poderosa oração ”.

A oração poderia funcionar como resultados maravilhosos hoje, como sempre poderia, se a igreja apenas se entregasse a ela.

Parece haver sinais crescentes de que a igreja está despertando para esse fato. Aqui e ali Deus está colocando em ministros e igrejas individuais um fardo de oração que eles nunca conheceram antes. Menos dependência está sendo colocada sobre máquinas e mais dependência de Deus. Ministros estão clamando a Deus dia e noite pelo poder. Igrejas e porções de igrejas estão se reunindo nas primeiras horas da manhã e as horas da madrugada clamando a Deus pela chuva serôdia. Há todas as indicações da vinda de um avivamento poderoso e generalizado. Há toda razão pela qual, se um reavivamento vier em qualquer país neste momento, deve ser mais difundido em sua extensão do que qualquer renascimento da história. Existe a comunicação mais próxima e rápida por viagem, carta e cabo entre todas as partes do mundo. Um verdadeiro fogo de Deus aceso na América logo se espalharia para as partes mais remotas da terra. A única coisa necessária para trazer este fogo é a oração.

Não é necessário que toda a igreja comece a orar para começar. Grandes avivamentos sempre começam primeiro nos corações de alguns homens e mulheres que Deus desperta pelo Seu Espírito para crer nEle como um Deus vivo, como um Deus que responde à oração, e em cujo coração Ele coloca um fardo do qual nenhum descanso pode ser encontrado exceto em importunar clamando a Deus.

Que Deus use este livro para despertar muitos outros para orar para que o avivamento tão necessário venha e venha rapidamente.

Oremos!


Fonte e Direitos Autorais: Tradução orientada pelo Google tradutor, com interações o editor do site, Elton Melo. texto base de referência da Christian Classics Ethereal Library, www.ccel.org. A missão do CCEL é tornar os livros cristãos clássicos disponíveis para o mundo. • Este livro está disponível em PDF, HTML, ePub, Kindle e outros formatos. Veja http://www.ccel.org/ccel/torrey/pray.html. • Discuta este livro on-line em http://www.ccel.org/node/3284. O CCEL disponibiliza CDs de literatura cristã clássica em todo o mundo através da Web e através de CDs. Distribuímos milhares desses CDs gratuitamente em países em desenvolvimento. Se você estiver em um país em desenvolvimento e quiser receber um CD gratuito, envie um pedido por e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A Christian Classics Ethereal Library é uma organização sem fins lucrativos, autônoma, do Calvin College. Se você deseja doar seu tempo ou dinheiro para apoiar o CCEL, visite http://www.ccel.org/give. Este arquivo PDF é protegido por direitos autorais pela Christian Classics Ethereal Library. Pode ser copiado livremente para fins não comerciais, desde que não seja modificado. Todos os outros direitos são reservados. Permissão por escrito é necessária para uso comercial.

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